A importância da limpeza e conservação no ambiente de trabalho
6 de Abril de 2022

A importância da limpeza e conservação no ambiente de trabalho

Especialmente com a retomada pós-pandemia, as pessoas voltaram a passar grande parte de seus dias em escritórios, comércios, indústrias e afins. Estar em um ambiente limpo e organizado é fundamental à saúde, integridade física e melhor aproveitamento desses espaços, garantindo a segurança e boa impressão a todos que transitam pelo local. 

A limpeza está ligada ao processo de remoção de sujeiras, bactérias e microrganismos presentes no local. E no ambiente de trabalho, isso se torna ainda mais importante, principalmente em áreas onde há maior circulação de pessoas.

O supervisor Marcelo Domingos concorda: “Limpeza é fundamental, é o cartão de visita dos locais. E é um trabalho constante, especialmente em locais como hospitais ou shoppings, onde há intensa circulação de pessoas”. 

É muito importante ter um planejamento ou cronograma com as atividades de limpeza da empresa. Lá, devem constar os procedimentos a serem realizados, a periodicidade e as instruções para que sejam feitos da melhor forma possível. Isso deve ser inserido nas escalas de trabalho para que não haja falhas no processo.

O hábito da limpeza constante apresenta vários benefícios

Além do uniforme e produtos corretos, é fundamental a utilização de EPIs, os equipamentos de proteção individual e os EPCs, que são coletivos. Neste quesito entram faixas de isolamento de ambientes, placas de sinalização, etc. 

Confira a seguir alguns benefícios de promover organização, limpeza e higiene regularmente nos ambientes de trabalho:

  • Proporciona mais conforto às pessoas que circulam no local;
  • Causa uma boa impressão, já que o local fica visualmente mais bonito; 
  • Aumenta o bem-estar dos colaboradores;
  • Reduz perdas, desperdícios e custos operacionais, já que conserva melhor os equipamentos e materiais;
  • Minimiza acidentes de trabalho;
  • Auxilia na otimização do tempo com o fácil acesso de equipamentos e materiais;
  • Aumenta a credibilidade da empresa entre os profissionais, clientes e o mercado;
  • Favorece a qualidade de vida do quadro de colaboradores;
  • Aproveita de forma eficaz o local de trabalho e aumenta a segurança;
  • Contribui com o meio ambiente.

Contratar uma empresa especializada em facilities incluindo a limpeza de ambientes de trabalho é uma ótima forma de otimizar esse processo, já que você contará com funcionários capacitados e não precisará se preocupar com equipamentos e materiais de limpeza adequados para a realização das atividades.

Além disso, é possível reduzir custos com a terceirização do serviço de limpeza, uma vez que o cliente não será responsável pela contratação, encargos ou treinamento da mão de obra. A Security atende indústrias, empresas, condomínios e áreas hospitalares. Entre em contato com nossos consultores. 

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