20 de Fevereiro de 2013

Dicas de Segurança em Baladas

 

Itens básicos de segurança para quem gosta de frequentar uma balada.

Se você frequenta baladas em boates, casa de shows, de eventos etc, saiba o que deve observar quanto à segurança e como proceder em caso de emergência.

Primeiramente, procure se informar sobre a lotação máxima da casa. Essa placa que informa o número deve estar em local bem visível no ambiente, se possível na entrada do recinto Informe-se se tem brigada de incêndio.

Você sabia que toda a casa com lotação maior de 100 pessoas precisa ter uma equipe - funcionários do lugar - que tenha treinamento específico para agir em casos de incêndio? E que eles devem ter conhecimentos específicos sobre as rotas de fugas e plano de ação? . Isso será fundamental caso venha a ter uma eventual evacuação.

Repare se há luzes de emergência que indicam o caminho das escadas e da saída. E mais, veja se existem barras antipânico para lugares com mais de 200 pessoas. Para locais como esse é necessário uma porta com no mínimo 1 metro e meio de largura. Detectores e chuveiros automáticos também são de grande ajuda.

Observe com atenção para a saída de emergência. Ela tem que estar no máximo a 40 metros de distância do público. Entre extintores de incêndio e qualquer pessoa presente a distância deve ser de no máximo 25 metros.

Caso você ouça alguém gritar “fogo” ou sentir cheiro de fumaça é imprescindível não perder a calma. Localize a saída de emergência, ande firme e evite tropeçar. Caso já tenha se instalado a fumaça procure andar próximo ao chão já que sendo tóxica ela fica na parte superior.

Importante! Se possível, molhe um pedaço de pano e coloque no rosto. Ele funcionará como filtro. Lembre-se que você saiu de casa para se divertir. Quanto mais lúcido você estiver melhor será a sua reação caso haja algum imprevisto.

Gostou? Compartilhe