Garantir a proteção do patrimônio e dos colaboradores se tornou prioridade na maioria das empresas. Neste cenário, a consultoria em segurança surge como peça fundamental, pois ela utiliza estratégias e métodos especializados para ampliar a sensação de garantia.

Quando se pensa em segurança, é preciso ter em mente que não se trata apenas de contratar uma equipe para bloquear acessos indevidos. Esse serviço consiste em identificar e prevenir potenciais riscos. Ou seja: ele avalia e sugere os melhores mecanismos para reduzir ao máximo a ocorrência de problemas.

A consultoria em segurança é recomendada tanto para empresas que já possuem estratégias próprias, quanto para àquelas que precisam começar do zero.

Abaixo, você conhecerá mais sobre a consultoria em segurança, incluindo suas principais vantagens. Confira!

Qual o potencial de contar com consultoria em segurança?

Uma das funções principais da consultoria em segurança é identificar os erros antes que eles ocorram. Para isso, é realizada uma análise minuciosa dos riscos, pontos críticos e vulnerabilidades do local. Para, assim, implementar soluções específicas de prevenção.

Através dela, é possível evitar diversos tipos de crime aos quais as empresas estão suscetíveis, como:

  • Desvio de produtos;
  • Roubo de cargas;
  • Espionagem industrial;
  • Sequestro.

O consultor possui expertise para desenvolver ações de acordo com o perfil, as necessidades e o poder econômico de cada cliente. Isso resulta em um projeto exclusivo e personalizado – o que eleva ainda mais a proteção.

A consultoria em segurança também oferece benefícios para quem já possui um serviço próprio. Ao buscar profissionais externos para realizar a análise de risco, garante-se uma avaliação independente e neutra. Assim, qualquer sugestão dada terá como objetivo melhorar os processos internos e evitar prejuízos.

Mas afinal, quais são as reais vantagens de contratar uma empresa especializada em consultoria em segurança? Descubra, abaixo!

Conheça as 4 principais vantagens da consultoria em segurança

1. Profissionais qualificados

Toda a parte de recrutamento, treinamento e capacitação é de responsabilidade da empresa que oferece consultoria em segurança. Assim, os porteiros e vigilantes selecionados para atuar nos clientes já chegam devidamente habilitados para a função.

Como cada cliente possui suas particularidades, os profissionais também recebem treinamentos constantes no local. Isso é realizado pelos supervisores, que acompanham a rotina, avaliam o trabalho e melhoram os procedimentos.

Além disso, todos os seguranças recebem seus uniformes. Com isso, eles ficam devidamente padronizados, bem-apresentados e de acordo com a legislação.

2. Tecnologia de ponta

As empresas especializadas em segurança estão em constante atualização e inovação. Portanto, elas utilizam o que há de mais moderno em tecnologia. Afinal, os equipamentos são essenciais em qualquer projeto, pois auxiliam no processo de inibição e identificação de ocorrências.

As principais tecnologias que podem ser disponibilizadas para os clientes são:

  • Câmeras;
  • Alarmes monitorados;
  • Sensores de presença e perímetro;
  • Sistemas de controle de acesso, como biometria;
  • Cercas elétricas;
  • Portarias virtuais.

É importante destacar que a segurança eletrônica facilita o trabalho dos vigilantes, pois fornece sinais visuais ou sonoros que agilizam a identificação do problema.

3. Gestão e planejamento

Uma das principais vantagens do trabalho de consultoria em segurança é que ele é composto por uma equipe especializada na gestão e no projeto de proteção.

Cada consultor tem a capacidade de criar planos de segurança e emergência de acordo com a estrutura física da empresa. Para isso, ele verifica pontos como:

  1. Muros;
  2. Cercas;
  3. Portões;
  4. Infraestrutura de guaritas;
  5. Fechaduras;
  6. Janelas.

Com esses dados, é possível criar um projeto de segurança que abranja a estrutura como um todo. Bem como propor melhorias para ampliar a proteção em cada um desses pontos.

A gestão também é outro fator importante. Pois, mesmo após a entrega do projeto, é preciso acompanhar e promover melhorias quando necessário. Com isso, é possível manter um controle rigoroso de qualidade.

4. Análise do ambiente externo

Para oferecer uma análise precisa das necessidades, a empresa que presta consultoria em segurança não avalia somente o ambiente interno, mas também o entorno. É preciso analisar o local onde ela está inserida e definir quais impactos ele oferece ao sistema.

Um exemplo são as empresas situadas em locais muito afastados. Pode ser necessário acrescentar mais profissionais do que o normal. Além de treiná-los para situações específicas e, ainda, adicionar outras ferramentas para ampliar a sensação de segurança.

Nesse ponto, a empresa de consultoria também avalia a cultura organizacional. Ou seja, a rotina e os cuidados adotados pelos colaboradores. Caso seja necessário, é possível oferecer treinamentos específicos para modificar alguns hábitos, tais como:

  • Deixar o portão aberto enquanto aguarda uma entrega;
  • Liberar acesso de pessoas sem identificação;
  • Esquecer portas e janelas abertas após o expediente.

A mudança de todos esses fatores ajuda a aumentar o nível de segurança. E, portanto, é importante que as pessoas estejam adaptadas à nova realidade.

Como funciona o trabalho da Security na consultoria em segurança?

A Security conta com profissionais especializados para verificar e entender as necessidades de cada cliente. Nesta etapa inicial, é feita uma avaliação dos riscos de acordo com o perfil do negócio.

Realizado esse estudo, a empresa entrega uma solução completa de proteção. Composta por mão de obra qualificada e equipamentos moderno, os quais atuam de forma integrada.

Após a implementação do projeto, o trabalho de consultoria em segurança continua sendo realizado. Isso porque existe todo um controle de qualidade para avaliar e aprimorar o desempenho dos projetos e monitorar os resultados das ações.

Os profissionais alocados também são monitorados, visando garantir que o seu trabalho está sendo realizado com excelência.

É importante destacar, ainda, que a Security atende diferentes ambientes, incluindo:

  • Lojas;
  • Residências;
  • Condomínios residenciais e comerciais;
  • Parques industriais.

Em todos esses casos, o projeto é desenvolvido de forma individualizada, visando garantir a proteção do patrimônio e de todas as pessoas que por ali transitam.

Quer conversar com um dos nossos consultores em segurança para verificar o que precisa ser feito na sua empresa? Acesse o nosso site agora mesmo!