Treinamentos: porque eles são importantes para sua empresa
1 de Setembro de 2022

Treinamentos: porque eles são importantes para sua empresa

Os treinamentos estão cada vez mais inseridos no mundo corporativo, já que contribuem para o desenvolvimento de profissionais na execução de suas funções diárias. Acreditamos que o investimento em cursos para o público interno é algo imprescindível que beneficia o colaborador, a empresa e o cliente.

Na Security o processo de capacitação é constante e já começa no onboarding. “Quando os profissionais iniciam, seja no posto de trabalho ou no administrativo, eles passam pela primeira etapa de treinamento e desenvolvimento, que é a integração. É o momento em que apresentamos o organograma da empresa, falamos um pouco sobre missão e valores, da estrutura das áreas, seus objetivos e desafios para aquele ano. É uma forma de passar uma visão bastante abrangente para quem está chegando, informando quem é a Security e como ela funciona de forma macro”, diz Regiane Borzani, gerente de Gestão de Pessoas.

Temos também os treinamentos complementares, que vão acontecendo ao longo do tempo. “Alguns vão surgindo à medida em que identificamos a necessidade, seja por meio dos pontos de cultura e clima ou por conversa com os gestores em momentos de interação. Todas as capacitações, variam de acordo com a função, com o dia a dia do profissional e sua aplicabilidade ao setor. Além disso, para serem bem conduzidas e aplicadas, precisam ser estruturadas de forma coletiva, com outras áreas da empresa. Nós, de Gestão de Pessoas, ajudamos o gestor a estruturar o conteúdo. Se este for técnico, envolvemos o time específico e ficamos com a parte de indicação das melhores formas de aprendizagem e de condução. Podemos também sugerir dinâmicas, saindo um pouco da explicação conceitual e expositiva e indo para a parte prática, aplicada ao cotidiano”, completa Regiane. 

E é aqui que entra nossa Universidade Security, instituição corporativa cuja criação e desenvolvimento estão vinculados à organização, visando a transmissão de conhecimentos aos colaboradores, funcionando como uma ferramenta estratégica do negócio, com treinamentos de forma on-line ou presencial e disponibilização de trilhas de aprendizagem em diversos temas, que vão desde código de ética e conduta, processos operacionais, ESG, diversidade, inclusão e modelos de gestão, por exemplo. Estamos sempre renovando a plataforma e a cada mês dois novos cursos são criados, o que mantém nossas equipes sempre atualizadas e qualificadas.

Estes conteúdos são produzidos em estúdio próprio e podem ser especializados, sob demanda de áreas específicas ou até mesmo a pedido de clientes.

Fundada em 2017, a nossa Universidade possui tanto um espaço físico, onde podem ser ministradas capacitações internas, quanto a plataforma LMS – Learning Management System ou Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem, em que estão locados os cursos EaD – Educação à Distância. Nossa instituição já possui mais de 235 treinamentos próprios e gerou aproximadamente 43.350 certificados aos profissionais até o momento.

Segundo Regiane, esses desenvolvimentos realizados na Security deixam o colaborador amparado para desenvolver o trabalho dele e garantem excelência na prestação do serviço, seja no posto ou no administrativo. Por isso mesmo, esse processo de aprendizagem não é estático e acontece durante todo o período em que o colaborador permanece na empresa.

De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), a taxa de educação corporativa digital alavancou nos últimos anos, uma consequência da pandemia, e impactou positivamente o mercado de trabalho como um todo. Para o DOT Digital Group, edtech líder em educação corporativa, essas capacitações on-line garantem muitos benefícios, como:

  • formação continuada – ter um LMS que facilita essa gestão de aprendizagem faz com que os profissionais se engajem e tragam resultados efetivos para a organização;
  • desenvolvimento de habilidades – essas capacitações desenvolvem no profissional a autonomia, organização, gerenciamento de tempo, utilização de ferramentas tecnológicas e automotivação;
  • engajamento – treinamentos baseados em funções ou processos diários, estimulam a criatividade e o engajamento dos profissionais, contribuindo para o sucesso de projetos e da empresa;
  • flexibilidade – poder estudar de qualquer lugar, a qualquer hora do dia? Qualidade de vida. Cursos digitais possibilitam a flexibilidade de horários e contribuem para a entrega de melhores resultados, além de equipes qualificadas.

Os treinamentos, quando bem estruturados, organizam e qualificam as equipes, proporcionam perspectivas de crescimento na empresa, desenvolvem competências e aumentam a produtividade do colaborador, além de criar um ambiente de trabalho melhor, com desenvolvimento de habilidades de acordo com as necessidades da companhia. Por isso estimular a capacitação e a atualização de seus profissionais faz muito sentido no mundo dos negócios, pois os benefícios dessa estratégia mostram que ela não é um custo, mas um investimento fundamental para alcançar objetivos pré-estabelecidos. 

Quer saber mais sobre treinamentos e como eles podem ajudar a sua empresa? Fale com um de nossos especialistas.

Gostou? Compartilhe