5 de Junho de 2016

Dia Mundial do Meio Ambiente

Hoje, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, é a data ideal para falarmos um pouco sobre o descarte consciente e responsável de resíduos da indústria têxtil. Poucos sabem, mas os uniformes para vigilantes que trabalham em uma empresa de Segurança Patrimonial devem ser trocados pelo menos uma vez ao ano, quando não semestralmente, por questões contratuais com os clientes.

Pensando nisso, somado ao fato de mais de 1 milhão de toneladas de lixo provenientes da confecção têxtil ser descartado por ano no mundo todo, a Security é parceira da Retece, de Santo André-SP, projeto do Instituto Ecotece, que atua há dez anos na temática de moda sustentável.

Reciclagem com roupas usadas é prática da Security com uniformes feitos para vigilantes

Uniformes que seriam descartados são enviados à Retece, que segue as premissas da economia solidária e responsabilidade social. Com a prática da moda sustentável, costureiras que fazem artesanato com retalhos de tecido criam objetos para uso do dia-a-dia, como nécessaires, ecobags, cases, estojos, etc. Desta forma, uniformes que seriam descartados recebem nova utilidade com criatividade de costureiras que se unem para gerar renda e melhorar a comunidade onde vivem.

Ideias sustentáveis para facilitar o processo de reciclagem de roupas

A reciclagem de roupas usadas e outros produtos têxteis é muito complexa, para que o material volte a ser fio novamente ele deve ser separado por matéria-prima e comprimento de fibra. Para facilitar esse processo de reciclagem de roupas e apoiar o trabalho de diversas ONG’s, uma alternativa é reaproveitar o material no estado que ele se encontra.

Moda e sustentabilidade: uma reflexão necessária

Por pensar no quanto a indústria têxtil pode contaminar o meio ambiente, já que os tecidos passam por inúmeros processos de tingimento e tratamento com substâncias altamente químicas, foi que a Security decidiu buscar uma alternativa para reaproveitar melhor os uniformes descartados. O que muitos fazem é simplesmente queimar esses materiais ou depositá-los em lixões, o que não é nada aconselhável quando pensamos em nosso meio ambiente.

Faz parte da missão da Security realizar projetos de preservação ao meio ambiente, com soluções inteligentes e que contribuam com o desenvolvimento de nossa sociedade.

Gostou? Compartilhe