Segurança Patrimonial: saiba o que é e quais os seus benefícios
13 de Julho de 2022

Segurança Patrimonial: saiba o que é e quais os seus benefícios

A segurança patrimonial pode trazer muitos benefícios, já que quando bem executada evita e reduz perdas e mitiga riscos. Quando falamos sobre o tema, a primeira imagem é a do vigilante em seu posto de serviço, mas a portaria e recepção também fazem parte da estratégia desta prestação de serviços. Alguns exemplos dessa integração: um vigilante na entrada de um Centro Logístico pede autorização para a liberação de um caminhão na portaria. Ele então consulta o sistema e sinaliza a liberação ou não. Outro exemplo, em um condomínio: o vigilante pode confirmar na recepção se uma pessoa ou veículo estão cadastrados para acessar o ambiente, entre outras inúmeras integrações possíveis. 

O profissional que realiza esta segurança precisa entender a sua rotina de trabalho no posto de serviço. Terá que fazer ronda? Será armado? Quais as rotinas que terá que realizar diariamente em seu expediente? 

Ele deve executar funções gerais de prevenção padrão (invasão, roubos, depredação, etc),  mitigação de riscos, monitoramento de ambientes sensíveis, sempre reportando ao seu líder, principalmente em caso de algo fora do normal.

A segurança patrimonial deve ser capaz de dimensionar riscos, prevenindo-os. Para tanto, é preciso que a empresa que a execute elabore um plano de operação, fazendo uma análise preliminar considerando todos os fatores de exposição e pontos vulneráveis a problemas na empresa. É somente de posse dessa avaliação que vai ser possível identificar as medidas a serem adotadas e os procedimentos a serem estabelecidos, sempre levando em consideração as normas, os equipamentos utilizados ou necessários e a formação humana da equipe da organização. 

Há procedimentos de segurança patrimonial com novos formatos de portaria e do tipo controle de acesso, com possibilidades de procedimentos remoto, híbrido ou autônomo.  Seja qual for o procedimento escolhido, todos vão trazer rapidez na ação, aliado à uma boa gestão operacional, mantendo o nível da segurança da sua empresa. 

Tenha uma segurança patrimonial eficaz na sua empresa contratando os nossos serviços. Entre em contato com a gente.

Gostou? Compartilhe