Vantagens da terceirização de serviços

Terceirização-Security

 

A terceirização de serviços tem sido a opção de diferentes companhias que buscam melhorar produtividade e competitividade no mercado no qual atuam. Uma pesquisa de 2014 da CNI (Confederação Nacional da Indústria) mostra que 69,7% das indústrias dos mais diferentes ramos - transformação, extrativas e construção civil - contratam empresas de serviços terceirizados e 84% das organizações que transferem atividades para outras empresas executarem pretendem manter ou ampliar a utilização do recurso nos próximos anos.

De acordo com a entidade, terceirizar serviços está tão integrada à estratégia das organizações que mais da metade do setor industrial seria prejudicado caso não fosse possível recorrer a empresas de mão de obra terceirizada. A pesquisa, que ouviu 2.330 companhias do setor industrial dos mais diferentes tamanhos, também identificou que 42% das empresas consultadas sofreriam com perda de competitividade se a contratação de terceiros fosse proibida.

O levantamento ainda mostra que as três principais razões para o empresário optar por serviços terceirizados são a redução de custo que a transferência da atividade para uma outra empresa permite, a economia de tempo e aumento na qualidade do serviço prestado.

Isso acontece, por exemplo, quando a empresa abre mão de cuidar de sua própria segurança internamente e opta pela contratação de empresas terceirizadas. Essa escolha implica em uma série de vantagens como: redução de custo com contratação de profissionais; reduzir a burocracia com serviço dentro da empresa; ter a garantia de um serviço altamente especializado, além de conseguir destinar os recursos com previsibilidade - uma vez que a empresa tem um contrato de prestação de serviços, ela paga mensalmente o mesmo valor- sem custos adicionais.

Porém, é importante lembrar que a empresa que terceirizam serviços precisa tomar alguns cuidados. Um deles é checar se a empresa contratada tem as devidas licenças para atuar e conta com profissionais altamente capacitados e com a documentação necessária ao posto. Isso é extremamente relevante, pois como a atividade é fiscalizada pela Polícia Federal há uma série de processos e normas que as empresas precisam seguir.

Por fim, com a decisão pela terceirização e todos os cuidados para a contratação de uma prestadora de serviços terceirizados realizadas, agora é a vez do empresário se preocupar com a atividade fim da empresa, destinando os recursos e o tempo necessários para atingir seus objetivos.

Gostou? Compartilhe