28 de Dezembro de 2021

Security conquista o 3º lugar no Prêmio Valor Carreira 2021  - 7º ano consecutivo entre as 5 melhores empresas do Brasil

Na última quarta-feira, dia 22 de dezembro, fomos contemplados com o 3º lugar no Prêmio Valor Carreira 2021. É um enorme reconhecimento para a Security pela 7ª vez consecutiva ser considerada uma das cinco melhores empresas do país na gestão de pessoas, na categoria entre 3.001 e 7.000 colaboradores.

O Prêmio é realizado desde 2003, através de uma parceria entre o Jornal Valor Econômico e a consultoria de RH Mercer, e possui grande credibilidade em nosso país. Quem faz a avaliação das empresas é a Mercer, que conta com uma vasta experiência na gestão de Recursos Humanos e a premiação é oferecida pelo Valor Carreira, suplemento do jornal. 

A Security passou a participar da premiação no ano de 2015 e desde então tem sido premiada entre as 5 melhores empresas, alcançando a primeira posição em quatro edições do evento.

Como funciona o processo de seleção das empresas?

Após o período de inscrições, as empresas enviam formulários com dados sobre práticas e cultura organizacional, folha de pagamento e contato de funcionários.

Na próxima fase, é feita uma amostragem, considerando o número de funcionários que a empresa possui. A partir daí, os colaboradores respondem a um questionário de avaliação da empresa.

A empresas que seguem para a etapa final são aquelas que alcançam o mínimo de questionários respondidos e pontuam acima 77% na média de classificação. Dentre elas, as que obtiverem maior pontuação serão as finalistas da premiação.

A importância das métricas

Os colaboradores respondem aos questionários de forma on-line, que são diretamente enviados para a organização da premiação. São consideradas duas métricas na avaliação. A primeira delas, Engajamento, que avalia o quanto os colaboradores se sentem envolvidos com o propósito da empresa. São considerados nesta avaliação aspectos como orgulho, motivação, comprometimento e recomendação.

Outro indicador considerado é a Prosperidade, que relaciona o quanto os colaboradores se sentem beneficiados pela empresa em sua vida e carreira profissional. Os pontos considerados são: cultura de integridade, agilidade organizacional, liderança responsável, ambiente de trabalho saudável, recompensa justa, carreiras atrativas e indivíduos prósperos.

Anualmente, 35 empresas são selecionadas de acordo com o seu porte, divididas em 7 categorias considerando o número de funcionários. As empresas precisam ter, no mínimo, 2 anos de funcionamento para estarem aptas a participar da premiação.

Impactos reais, na prática

Para Renata De Luca, diretora de Gestão de Pessoas da Security “Quanto mais experiências prósperas e perspectivas as pessoas tiverem na empresa em que trabalham, maior será seu engajamento. E isso se reflete no dia a dia do trabalho feito pelos nossos colaboradores para os nossos clientes. O vigilante que atua feliz performa no seu trabalho com muito mais qualidade. Assim, nós teremos menos intercorrências ou substituições e o cliente ficará mais satisfeito”.

“Temos uma mão de obra descentralizada, integrada com a cultura do cliente e isto aumenta nosso orgulho ao sabermos que nossos colaboradores se sentem valorizados e tem a sensação de pertencimento em relação à Security. Para nós, é muito importante que as pessoas se sintam engajadas com o nosso propósito, visto que seu ponto de contato com a empresa não é constante”, enfatiza.

Renata diz que, a cada ano que a Security conquista o prêmio, distâncias são vencidas nos deixando cada vez mais próximos dos colaboradores, mas que desde o primeiro ano conseguiram olhar além do mérito para analisar onde poderiam crescer. “Para nós, desde o início, mais do que uma premiação, sempre enxergamos o valor desta avaliação como uma oportunidade de entender o que poderíamos melhorar, onde poderíamos investir. Para nós, funciona também como uma pesquisa de clima”, afirma.

“No primeiro ano em que fomos indicados, não obtivemos uma boa pontuação em treinamento. Com base naquele relatório, trabalhamos internamente e acabamos por criar a Universidade Security, nossa universidade corporativa que produz conteúdo especializado e hoje faz tanto sucesso entre os colaboradores! Parcerias com instituições de ensino também vieram como iniciativas de outros relatórios. Mais do que saber onde estamos acertando, esses índices nos ajudam a avaliar onde podemos investir esforços e recursos. Seu valor de mercado é enorme!”, finaliza. 

Em 2021, a Security teve 93% de índice de engajamento e 86% de prosperidade. As afirmações com maior índice foram “Sinto que me encaixo bem nessa empresa”, com 97% de concordância entre os pesquisados e “Sou capaz de lidar efetivamente com o estresse no trabalho”, com 96%. Esta segunda afirmativa é algo importante pelas características da profissão em lidar com riscos e mais valorizada ainda neste momento da pandemia, onde o trabalho não parou, por ser considerado essencial.

Gostou? Compartilhe