Principais situações de emergência dentro de condomínios

Os condomínios são ambientes que demandam bastante atenção, já que envolvem uma série de atividades a serem executadas para ter seu pleno funcionamento. Além disso, com diversas pessoas convivendo em um mesmo espaço, é fundamental estar preparado para lidar com emergências que possam surgir, visando a segurança e o bem-estar de todos.

Abordaremos aqui, as principais situações suscetíveis a ocorrer em condomínios, ressaltando a importância de um bom gerenciamento e prevenção de danos. Veja como a Security pode te auxiliar nesses momentos por meio de soluções eficientes em vigilância e facilities.

Incêndios

É essencial que os espaços residenciais estejam aptos para prevenir incêndios e agir com rapidez caso ocorram. A falta de um gerenciamento adequado nesse aspecto pode resultar em perdas materiais, danos à estrutura do edifício e, o mais crítico, riscos à vida. 

Por isso, é muito importante:

  • Sistemas de detecção de incêndio e alarmes eficientes para identificação ágil da presença de fumaça ou calor e acionamento imediato do alarme, permitindo uma resposta de contenção antes do aumento das chamas que pode causar danos significativos.
  • Moradores e colaboradores do edifício devem ser devidamente instruídos quanto ao uso de equipamentos de combate a incêndios e informados sobre rotas, planos e medidas emergenciais de evacuação. 
  • A presença do bombeiro civil é obrigatória em condomínios com espaço superior a 10.000 m², pois o espaço requer uma visão técnica, identificação de pontos críticos, inibição e redução de riscos. Contudo, vale ressaltar que esse profissional não é um brigadista, portanto, atua apenas na contenção inicial. Quando uma ocorrência sai do seu âmbito, deve recorrer ao bombeiro militar. 

Problemas com a estrutura

Situações de emergência relacionadas à estrutura, como inundações, vazamentos, quedas de energia, elevadores parados, dentre outros, podem causar transtornos e até mesmo prejuízos significativos. 

Para que as chances de ocorrência desses incidentes diminuam, é necessária a inspeção periódica de tubulações, válvulas, redes, registros e conexões, a fim de identificar possíveis falhas ou desgastes.  

Dessa maneira, são indispensáveis:

  • Manutenções preventivas e preditivas que detectem problemas em estágios iniciais, evitando sinistros maiores.
  • Atuação corretiva da zeladoria, identificando a origem do problema e providenciando o reparo necessário.

Saiba mais sobre os tipos de manutenção aqui.

Roubo e Intrusão

A segurança é uma preocupação constante em condomínios, e o roubo e a intrusão representam situações de emergência que podem impactar na tranquilidade dos moradores. 

Neste aspecto, é fundamental contar com medidas de proteção ao patrimônio e as pessoas, sendo elas:

  • Realização de uma análise de risco para entendimento das vulnerabilidades e elaboração de um plano de ação baseado nas reais demandas.
  • Implantação de sistemas adequados, como câmeras de vigilância estrategicamente posicionadas, cercas, alarmes e sensores eficientes. A tecnologia fornece uma camada adicional de defesa, dificultando o acesso não autorizado ao condomínio e alertando sobre possíveis atividades suspeitas.
  • Contratação de postos de vigilância, podendo ser armada e desarmada, dependendo da necessidade. Com profissionais capacitados e treinados para lidar com as vulnerabilidades personalizadas do lugar, realização de rondas e proteção do perímetro e das pessoas.
  • Implementação de um monitoramento 24h através de centrais conectadas aos sistemas de segurança, garantindo uma resposta rápida a qualquer atividade suspeita. 

Acesso de pessoas não autorizadas

Esse tipo de situação pode comprometer a proteção e a privacidade dos moradores. Portanto, é crucial adotar medidas eficazes como:

  • Um sistema de controle de acesso eficiente, que pode incluir biometria, reconhecimento facial, fechaduras eletrônicas, leitura de cartões, portões automáticos, etc.  
  • Uma solução especializada em portaria para a gestão de entrada e saída de visitantes, podendo ser desde um serviço humanizado até um remoto ou híbrido. 

Saiba mais sobre a importância do controle de acesso e os tipos de portaria aqui!

Conte com a Security

São 44 anos de mercado, atuando com responsabilidade para levar tranquilidade aos clientes. 

Com serviços de segurança patrimonial, facilities e tecnologia, atuamos em condomínios, sempre em conformidade com as leis, melhores práticas, equipamentos de primeira linha,  processos centralizados, foco em minimizar erros e propor constantes melhorias.

Saiba mais sobre as nossas soluções para condomínios aqui!

Gostou? Compartilhe