29 de Setembro de 2021

O processo de recrutamento e seleção online na Security

A pandemia do novo coronavírus trouxe a necessidade de mudanças e aprimoramento em todos os processos dos negócios. O isolamento social exigiu que empresas e colaboradores reinventassem os processos de seleção e recrutamento para garantir maior segurança aos colaboradores e aos candidatos das vagas em aberto.

Em uma matéria, o Jornal Valor Econômico mostrou aumento de 165% nos processos digitais de recrutamento durante a pandemia. A mesma matéria apontou também a diminuição do tempo médio das contratações em 60%. 

O processo de recrutamento da Security já acontecia inteiramente online mesmo antes dos efeitos da COVID19 na economia e nas relações de trabalho. A necessidade de ter um processo ágil, rápido e de qualidade está totalmente linkado com a qualidade dos serviços oferecidos pela Security aos nossos clientes e por isto os investimentos de recursos e equipe nessa área foram intensificados durante a pandemia. A psicóloga Mayara Oliveira nos contou mais sobre as novidades do processo. 

A operação da Security é grande, estamos presentes em mais de 700 cidades em todo o Brasil, por isso foi necessário inovar e deixar o processo de recrutamento mais próximo dos colaboradores, mesmo à distância. 

Nós investimos bastante em tecnologia para ter um processo totalmente digital desde a recepção dos currículos e bate-papos iniciais com psicólogos até entrevistas mais profundas com gestores e diretores das áreas relacionadas. Estes investimentos garantiram maior agilidade no tratamento dos currículos e minimizaram o tempo gasto com a seleção. Atualmente, o tempo de contratação varia de acordo com a posição, mas em muitos casos as contratações acontecem em menos de uma semana. 

Os currículos dos profissionais que desejam trabalhar na Security são recebidos em um Portal de Seleção com altíssima inteligência artificial. Essa plataforma é capaz de analisar e combinar parâmetros para filtrar os candidatos que melhor se encaixam às vagas disponíveis, além de manter um histórico das perguntas e entrevistas, facilitando assim uma nova seleção para uma vaga similar.

Após a peneira digital, os candidatos são contatados pelos psicólogos ou recrutadores da Security para agendar a primeira entrevista por vídeo. Todo o processo acontece digitalmente e o recém-contratado colaborador só precisará ir até a Security no dia da entrega dos documentos para a assinatura do contrato. 

Um sistema de BI (Business Intelligence) permite que os gestores da área de psicologia controlem cada etapa do processo seletivo e tomem as providências necessárias para que tudo ocorra com eficiência.

Algumas das perguntas mais frequentes dos candidatos no processo à distância são referentes a que roupa vestir, como se comportar ou sobre a dinâmica. Os profissionais da Security tranquilizam os candidatos dizendo que o foco está no conversar e conhecer mais de seu perfil. 

“Muitos candidatos nunca participaram de uma entrevista por vídeo antes. Nós explicamos que a conversa é informal e com o intuito de conhecer o candidato. Alguns de nossos candidatos não possuem computadores em casa, nestes casos fazemos a entrevista com a chamada de vídeo do WhatsApp” afirma Mayara.

Atualmente, a Security realiza mais de 300 entrevistas por mês. Para o futuro, as expectativas estão no aprimoramento da tecnologia utilizada no processo e intensificação dos investimentos para deixar o portal de seleção sempre atual e eficaz, garantindo assim a contratação do profissional ideal para atuar dentro de nossos parceiros e clientes.

Gostou? Compartilhe