Você certamente sabe o que é “controle de acesso” e “monitoramento”, mas saberia dizer quais os reais benefícios? Em que situações ele atua com mais efetividade? Sabe como montar um sistema eficiente para estas funções? Para investir corretamente neste tipo de solução, vale a pena conhecer melhor como elas funcionam e quais benefícios elas podem trazer.

Monitoramento e controle são princípios essenciais para a segurança em empresas e, justamente por isso, muitos acreditam que estão aplicando corretamente estes elementos em seus negócios simplesmente ao colocar câmeras e alarmes, além de algumas trancas eletrônicas. Mas, seria isso suficiente para coibir e evitar furtos e acessos não autorizados? Qualquer um pode aplicar este tipo de solução e obter resultados aceitáveis? A resposta, para a esmagadora maioria dos casos, é “não”.

Para constituir um ambiente de máxima segurança e proteção, não basta instalar sistemas de monitoramento e segurança: é necessário contar com inteligência por trás disso, para garantir que os equipamentos instalados estejam, efetivamente, alinhados com as necessidades e características do local em que atuam, gerando os resultados esperados. Confira os cuidados que precisa ter ao decidir sobre estes sistemas e os benefícios que eles podem trazer:

Avalie antes de agir

Cada empresa, cada condomínio tem suas características específicas e seus riscos, portanto a mesma solução que é totalmente adequada para um determinado negócio pode não ser para outro, e somente um especialista poderá dizer com confiança qual a melhor opção para cada contexto e tipo de risco. Por isso, antes de investir em novos sistemas e equipamento, avalie criteriosamente seu cenário de atuação com apoio de especialistas para saber como proteger seu patrimônio;

Mais visibilidade 

Ao escolher o conjunto certo de soluções, passa-se a ter uma visão clara, precisa e abrangente de tudo que precisa ser protegido, com foco nas áreas de risco (como salas de servidores, armazéns, áreas de guarda de documentos sensíveis ou bens de alto valor etc.). Isso coíbe ação de pessoas mal-intencionadas e facilita a reação em caso de incidentes;

Mais controle

Não é só a vigilância em si que melhora com ferramentas de controle de acesso, mas toda a gestão de pessoas e processos. Contando com elas, os gestores sabem exatamente que horas cada funcionário entrou e saiu, quais áreas restritas acessaram ou tentaram acessar, o que, em conjunto com aparelhos de monitoramento, criam um ambiente realmente protegido;

Comunicação é essencial

Ao investir em segurança, garanta que todos os colaboradores saibam que o ambiente é vigiado e seguro. Ao mesmo tempo em que todos se sentirão mais protegidos, eventuais indivíduos com más intenções serão inibidos de agir. Além disso, sempre é importante conscientizar todos da importância de ter um pensamento em segurança coletivo, para minimizar oportunidades de furtos e roubos.

Atuando de forma abrangente e completa, e contando com especialistas experientes, sua empresa certamente irá superar todos os desafios em segurança, e poderá manter seu espaço bem monitorado e sob controle.

downlo