Empresas retomam trabalho presencial

Institucional - por Security

14 de Outubro de 2021

Com a evolução na vacinação e a redução de contágios e mortes por Covid-19, muitas empresas que aderiram ao home office estão retornando ao trabalho de forma presencial. No entanto, apesar dessa redução nos números, o momento ainda pede alguns cuidados.

Para começar, é essencial que o local de trabalho passe por uma limpeza ainda mais cuidadosa. A falta de uso e de limpezas regulares nos locais facilitam o acúmulo de poeira, bactérias e umidade, que podem trazer alergias e baixar a imunidade das pessoas. Então, antes do retorno, especialmente carpetes e estofados precisam ser bem limpos e aspirados. 

Antes do retorno, novas configurações

O ideal é manter o ambiente bem ventilado e com janelas abertas, porém, como muitos prédios comerciais possuem ar-condicionado central, nem sempre isso é possível.

Nos escritórios, as mesas precisam estar afastadas para que os colaboradores mantenham  o distanciamento físico necessário. Em setores com muitas pessoas, algumas companhias têm optado por rodízios, que assim como o sistema híbrido, podem facilitar a adaptação do retorno, já que muitos estão em casa há um ano e meio. 

Trabalhando em conjunto todos ganham um ambiente mais seguro

Os momentos de entrar e sair da empresa pedem atenção. Em prédios grandes, com muitas salas, talvez seja difícil conseguir elevadores vazios. Quando possível, é recomendado descer as escadas. Num prédio menor, essa espera pode ser mais viável. De qualquer forma, evite entrar em elevadores com muitas pessoas. 

Veja outras recomendações para um retorno seguro ao dia a dia presencial nas empresas:

  • Use máscaras durante todo o expediente de trabalho, preferencialmente PFF2 ou N95;
  • Lave as mãos com frequência e tenha sempre álcool gel na mesa de trabalho;
  • Na hora do almoço, evite locais cheios e muito fechados. Dê preferência a lugares ao ar livre ou com o pé direito mais alto;
  • Mantenha o distanciamento físico de 1,5m;
  • Caso ainda não tenha tomado a segunda dose de sua vacina, não deixe de se vacinar assim que estiver disponível. Vacinas salvam vidas!



Comentários

Posts mais lidos