Atualmente, as pessoas buscam a proteção do seu patrimônio através das novidades em segurança, utilizando meios e instrumentos tecnológicos. Porém, não se pode esquecer da importância que o ser humano representa à segurança, de modo geral. Pessoas treinadas e especializadas costumam chegar onde dispositivos modernos não alcançam.


Isto porque as “máquinas” costumam somente evidenciar quando há algo errado. A tomada de decisão, e como ela será aplicada, sempre é feita através de pessoas.


Por este principal motivo, as empresas procuram cada vez mais o auxílio de prestadores de serviço terceirizados para proteger o seu patrimônio. Estes fornecem para o contratante a combinação entre vigilância eletrônica e segurança humana como solução.

Porém, conforme a tecnologia avança, se torna possível que você saiba como substituir a segurança humana pelos aparatos tecnológicos - não totalmente, pois como já citamos, há decisões que somente os humanos podem tomar -, a fim de reduzir os custos e até mesmo otimizar a segurança patrimonial.

A fim de que você entenda, vamos explicar, neste artigo, de que modo funciona a vigilância eletrônica e a segurança humana. Mostrando as vantagens de cada uma e, desta forma, te elucidando em relação à importância destes dois tipos de segurança necessitarem um do outro para proteger o patrimônio de maneira efetiva.

 

Entenda como funciona a vigilância eletrônica


As inovações tecnológicas estão presentes em todas as áreas da segurança patrimonial. Usá-la faz parte do cotidiano de uma boa vigilância eletrônica. Em todas as corporações, há uma maneira de otimizar o workflow através do uso de novos dispositivos tecnológicos.


Quando se trata de segurança patrimonial, a tecnologia contribui de maneira expressiva. As soluções inovadoras de monitoramento remoto são um grande exemplo disso.


Hoje, é possível monitorar praticamente todas as áreas de uma empresa - tanto por dentro, quanto por fora dela - usando um CFTV (Circuito Fechado de TV), que nada mais é do que um sistema de controle interno realizado através de uma rede de câmeras, as quais estão conectadas a uma central de vigilância eletrônica, transmitindo em tempo real e gravando essas imagens.

Além do CFTV, podemos citar outras novidades em segurança patrimonial, tais como:

  • Sensores de presença;
  • Portaria eletrônica;
  • Câmeras de alta resolução;
  • Biometria;
  • Sistemas de acesso remoto via Internet.


Principais vantagens da vigilância eletrônica


Nos ambientes corporativos, essas soluções tecnológicas apresentam grandes vantagens. Neste artigo, vamos te mostrar as 3 principais delas.


1- Proteção em tempo real


Caso exista uma vantagem de peso, essa é acessar e fornecer serviços 24 horas por dia. A possibilidade de se obter um sistema que funciona em tempo integral é muito interessante. Pois além de transmitir maior sensação de segurança, ainda há a capacidade de identificar possíveis falhas - antes destas acontecerem por completo.


2- Alcance ilimitado e versatilidade


Uma das principais e mais relevantes vantagens proporcionadas à performance tecnológica, principalmente para a vigilância eletrônica. Com isso, é possível acessar o sistema para as mais diversas finalidades, de qualquer lugar.


3- Custos menores


Outro aspecto vantajoso no uso da vigilância eletrônica e suas novidades em segurança é a redução de custos com a proteção da empresa e o bem estar de seus colaboradores.


Embora um investimento significativo seja feito inicialmente, à longo prazo, é econômico e traz retornos positivos para a corporação. Uma vez que utilizando deste tipo de solução, há apenas a necessidade da manutenção preventiva e periódica dos equipamentos.


Descubra mais sobre a segurança humana


Este é o modelo que usa a mão de obra humana com o objetivo de proporcionar segurança às corporações. Ultimamente, um grande número de empresas treina e especializa os seus vigilantes a fim de oferecer este serviço de maneira terceirizada, devido à alta demanda do tipo de trabalho.


Ainda que a tecnologia seja capaz de, quase totalmente, promover às corporações segurança patrimonial, o modelo tradicional ainda possui as suas vantagens.


Principais vantagens da segurança humana


Existe uma principal vantagem do modelo tradicional de segurança, sendo ela:


1- Autonomia


Esse é o divisor de águas quando se compara vigilância eletrônica com a tradicional. Uma equipe de vigilantes treinada é capaz de identificar, com bastante antecedência, qualquer possível sinistro e agir de maneira autônoma na solução deste ocorrido.


Tal tipo de situação agiliza o processo de solução de problemas, evitando muitos prejuízos - como os gerados por assaltos ou invasões.



Como podemos ver, o mais aconselhável para uma segurança patrimonial eficaz é integrar vigilância eletrônica, com suas novidades em segurança, junto ao modelo de segurança humana, através do uso de vigilantes treinados e especializados, proporcionando a saúde e o bem estar da empresa e de seus colaboradores.


Então, este artigo foi útil para você? Caso deseje ler mais sobre novidades em segurança e como substituir a segurança humana por vigilância eletrônica, acesse nosso blog.

downlo