Educação Financeira: uma realidade necessária para pessoas e empresas
18 de Maio de 2022

Educação Financeira: uma realidade necessária para pessoas e empresas

Seja você pessoa física ou jurídica, sempre haverá uma previsão de valor a ser recebido no mês. E é com este número que você deve planejar seus gastos e investimentos. Segundo o diretor administrativo e financeiro da Security, Mauricio Schaffer, se o indivíduo tiver emprego CLT ou mesmo se for uma empresa, ainda que não tenha o valor exato, vai ter uma ideia dele. “No caso da Security, não temos uma previsão muito certa de receita. Eu preciso capturar as informações de novos contratos para realizar uma estimativa. E em cima disso dividimos em necessidades básicas e não-básicas”, completa. 

Como na vida pessoal, preciso me alimentar, plano de saúde, de energia, de água. É necessário ter ali, na minha conta, o que sobra dessas necessidades básicas e, na empresa, é a mesma coisa. O que sobra é o que você deve se perguntar: ‘O que eu quero para daqui a três anos, para daqui a cinco anos?’ E se planejar para isso, sabendo que terá que abrir mão de alguns prazeres momentâneos em benefício da realização de seus desejos e sonhos. Você quer uma casa nova? Uma casa própria? É preciso planejar que parte da sua renda vá para esse seu desejo”, afirma Maurício. 

Quanto mais cedo, melhor 

A educação financeira precisa começar na infância. A criança deve criar esse hábito, ter essa escolha estimulada pelos pais. “Quando a criança ganha mesada, ela precisa saber o porquê disso. É como em uma mini empresa, ela precisa ter metas e desafios, desde o início. A mesada é muito mais interessante do que a criança só pedir. E é ela quem deve administrar esse dinheiro”, completa Maurício. 

Controle de gastos e de investimentos em qualquer fase da vida

Para quem não começou na infância, saiba que é possível ter controle financeiro em qualquer fase da vida. “Estou no ramo há muitos anos e já consegui ajudar vários colegas, amigos que se enforcaram em dívidas, fizeram besteira. Já trabalhei em empresas em que quando cheguei ao quadro corporativo, elas estavam na U.T.I. E o que fazer? Neste caso é preciso refazer todo o planejamento, seja para pessoas ou para empresas. Não tem hora para começar a ter educação financeira. Mas é preciso ter disciplina”, afirma Maurício. 

Se você está interessado no assunto e ainda não se planejou, veja abaixo cinco passos apontados por Maurício para iniciar: 

  • Conheça muito bem suas receitas, custos e despesas; 
  • Não gaste mais do que você ganha;
  • Classifique suas despesas (em básicas e não-básicas); 
  • Priorize seus gastos;
  • Tenha conhecimento do que você paga; 
  • Monte um planejamento financeiro mensal;
  • Faça uma lista de desejos de curto, médio e longo prazo;
  • Pense no futuro e Invista sempre que possível.

 

Mas como ter controle financeiro com uma renda baixa? 

Neste caso, segundo Maurício, a saída é buscar outras fontes de renda. Se você não tem de onde tirar mais, se a sua renda atualmente existe somente para pagar suas necessidades básicas, como água, luz, telefone, aluguel, é preciso buscar outras fontes. Você vai ter que se desdobrar. Vender bombom, fazer marmita durante o fim de semana, algo assim, a fim de aumentar o valor que dispõe para o mês.

A pandemia abriu muito esse leque. As pessoas tiveram que buscar outras formas de ganhar dinheiro. “Muitas empresas tiveram que mergulhar na saúde financeira. Empresas de varejo, restaurantes, eventos… Os próprios artistas tiveram que inventar as lives. Isso não existia. Nunca ninguém tinha pensado nisso, mas quando chegou o momento, todo mundo teve que se reinventar. Isso não aconteceu de uma forma preventiva, foi mais reativa. Todos passaram por mudanças. Vi amigos que tinham lojas de varejo e estavam vendendo pelo whatsapp, fazendo entrega em casa. Até de roupa. Foi uma reinvenção. Mas quando você tem objetivos e disciplina, por mais duro e demorado que seja, você consegue. É preciso foco”, encerra Maurício. 

E agora que você já entende um pouco mais sobre educação financeira, que tal compartilhar esse texto com amigos? Tem sempre alguém precisando de dicas financeiras valiosas.

Acompanhe as nossas redes sociais e fale com um de nossos especialistas. 

Gostou? Compartilhe