Drones-suguranca-patrimonial
24 de Setembro de 2019

Drones e Segurança Patrimonial: você ainda tem dúvidas?

A Era 4.0 (também conhecida como era das inovações tecnológicas) chegou em nossas vidas. A tecnologia é uma constante presente em nossas vidas e também na área de segurança integrada.

Sistemas e equipamentos auxiliam na vigilância, na tomada de decisões e até mesmo no planejamento de ações estão no radar das empresas, e assim dá-se a utilização dos drones na área de segurança patrimonial. Vale lembrar que os drones foram criados para os setores de segurança nacional e militar e agora finalmente chegam em nosso cotidiano.

Os drones estão cada vez mais sofisticados e sua utilização na área de segurança é uma crescente, principalmente em segmentos que requerem soluções quase que imediatas, onde uma percepção situacional rápida, precisa e confiável resultará em uma ação mais assertiva, no menor espaço de tempo e com minimização dos riscos.

Os drones têm sido um forte aliado no monitoramento, tornando os patrulhamentos de rotina mais ágeis, reduzindo o tamanho e evitando o deslocamento de equipes por ‘alarmes falsos’. Através de imagens aéreas, (enviadas simultaneamente para uma central) é possível identificar ameaças de segurança e situações de emergência permitindo rápida resolução.

Na Security, uso deste sistema é feito de acordo com o projeto do cliente, pois para cada situação há um tipo de equipamento mais adequado, por exemplo, para o monitoramento noturno existem modelos de drone com visualização térmica.

Além de eliminar a logística envolvida nas operações e ajudar a melhorar os processos de análises de riscos, os drones diminuem os custos com mão de obra e equipamentos. O investimento feito por meio da Security pode representar uma economia de até 50% em comparação com o serviço de ronda convencional.

Vale ressaltar ainda, o uso de drones em outras finalidades corporativas, como controle de pragas em plantações, contagem de estoque, entregas, manutenção e inspeção de obras na construção civil.

É preciso salientar que os drones são considerados aviões não tripulados e contam com uma regulamentação estabelecida pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Por isto, podem ser operados apenas por empresas e profissionais licenciados e certificados pelos órgãos competentes.

Fernando Moreira

Diretor Comercial

Formado em Administração, pela Oswaldo Cruz, e pós-graduado em Marketing, pela INPG Business School, com 30 anos de experiência no mercado de Segurança e Serviços e carreira nas áreas de vendas e marketing, Fernando é o responsável, na Security Segurança e Serviços, a levar o melhor em soluções inteligentes para os nossos clientes.

Gostou? Compartilhe