11 de Julho de 2012

Férias: atenção redobrada com a segurança nos aeroportos

 Estamos no mês de férias escolares, período em que as pessoas aproveitam para fazerem as tão sonhadas viagens em família. Com isso os aeroportos ficam super movimentados e quanto maior circulação de pessoas aumenta-se também os riscos de delitos.

Com a ajuda do Sr. João Batista Ferreira, coordenador operacional da Security Vigilância Patrimonial no Aeroporto Internacional de Guarulhos, elaboramos algumas dicas de cuidados e atitudes preventivas que devemos ter em aeroportos.

- Mantenha sempre suas bagagens próximas a você e ao alcance da sua visão.

 

- Redobre a atenção com seus pertences nos locais de alimentação, nos caixas bancários e quando estiver usando o telefone.

 

- Fique atento ao ser abordado por estranhos, pois a conversa pode ter o objetivo de distraí-lo de sua bagagem.

 

- Nunca aceite de pessoas alheias aos transportes credenciados, indicação de táxis ou outros veículos para transporte, pois há risco de furto fora da área do aeroporto, ao se usar transporte clandestino.

 

- Não tome informações com estranhos: procure os balcões de informação ou peça ajuda a funcionários com uniforme e crachá com a logomarca da Infraero.

 

- Pergunte em sua companhia aérea ou agência de viagem sobre as empresas credenciadas no aeroporto para prestar serviço de táxi e de transportes para estacionamentos e locadoras.

 

- Caso tenha um pertence furtado, procure um policial para comunicar a ocorrência ou peça ajuda a um segurança privado do aeroporto ou funcionário da Infraero; verifique, ainda, no setor de achados e perdidos.

 

Ferreira ainda ressalta que não se deve dar dinheiro ou qualquer tipo de agrado a pedintes, uma vez que os poucos atraem grupos maiores. “Essa é uma chance de identificarem quais os pessoas são interessantes para ações furtivas”, esclarece o coordenador.

 

Lembrando que segurança é responsabilidade de todos, cada um tem que fazer a sua parte.

Gostou? Compartilhe