12 de Dezembro de 2012

Segurança no uso de Smartphones e Tablets

 

A tecnologia é hoje muito mais acessível do que há tempos atrás. Equipamentos, aparelhos e dispositivos que antes eram de uso exclusivo de empresários, como os smartphones e tablets, se tornaram populares e utilizados por todos e para diversos fins. Devido à diversidade de comandos que esses aparelhos podem executar a vulnerabilidade também é maior. Fique atento às dicas de segurança para proteger seus dados.

 

- Cuidado com programas não oficiais que oferecem versões alteradas dos sistemas operacionais de smartphones e de tablets. Eles podem trazer vírus e softwares de acesso remoto aos dados do dispositivo, além de causar a perda da garantia do produto.

 

- Mantenha a função Bluetooth acionada somente quando for utilizada, depois desabilite. Esse canal de conectividade é facilmente acessado por hackers, principalmente se a identificação e senha padrão não forem alteradas. Mude essas configurações padrão e evite deixar o modo Bluetooth ligado quando não estiver utilizando.

 

- Nunca instale aplicativos que não são recomendados pelos fabricantes do aparelho. Esses softwares obtêm acesso a todos os dados do seu telefone ou tablet e podem transmitir essas informações via internet e até mesmo realizar chamadas. Quando for instalar um aplicativo procure informações sobre ele e principalmente, consulte pessoas que já o utilizam.

 

- Tenha no smartphone e no tablet o mesmo hábito de navegação segura que você tem no seu computador. Há sites que transmitem vírus específicos para esses tipos de aparelhos eletrônicos.

 

- Utilize o recurso de bloqueio do teclado através de senha, pois uma vez que você o esqueça em algum lugar ou mesmo se distraia alguém pode acessar seus dados ou instalar aplicativos maliciosos. Se ele for roubado pode ser utilizado para a armadilha do “seqüestro falso” caso sua lista de contato esteja acessível. É importante manter a segurança tanto da parte tecnológica quanto da física dos seus aparelhos.

 

Gostou? Compartilhe