Blog Security

Proteção às informações e dados corporativos

Written by Security | 05/10/2012 17:14:01

 Quando pensamos em segurança nas empresas logo nos vem à cabeça a vigilância ao patrimônio, estrutura ou até pessoas. Mas elementos tão importantes quanto todos estes e que merecem atenção semelhante, muitas vezes são esquecidos, as informações e dados corporativos.

O vazamento de informações pode acarretar diversos transtornos dependendo do nível de relevância. Esses acidentes acontecem geralmente por falta de instruções, que orientem como proceder com dados e informações da empresa.

A Eset Brasil criou um guia de práticas seguras para funcionários, acompanhe:

  1. A empresa deve criar normas de conduta de proteção às informações e apresentar aos funcionários desde a contratação. De preferência que colha-se as assinaturas que confirme a entrega dessas regras.
  2. Tecnologia é uma ferramenta fundamental na segurança de informações. Por isso, não ignore os alertas que dos softwares e mantenha os antivírus, antispam e firewall sempre atualizados.
  3. Cuidado com o malware – software malicioso, é armadilha comum contra corporações. Nem todos sabem os riscos dessas ciladas, mas o perigo é grande!
  4. Atenção aos e-mails com links suspeitos, são formas muito utilizadas que comprometem a segurança de informações. Eles indicam conteúdos como curiosidades, vídeos, imagens e até mesmo se fazem passar por instituições bancárias.
  5. Quando for necessário transportar informações e dados da empresa, seja por meios físicos ou digitais, mantenha-os em locais protegidos e fique alerta contra furtos e perdas.
  6. Para evitar acessos indevidos, crie senhas de bloqueio dos dispositivos corporativos, como notebooks, tablets, celulares. Escolha senhas de fácil memorização e difícil dedução e nunca use a mesma que utiliza para fins pessoais.
  7. Seja cauteloso ao baixar aplicativos, verifique se são confiáveis, como também sua origem.
  8. Ao acessar a redes públicas de Wi-Fi procure não acessar conteúdos do trabalho, como e-mails, pois as informações podem ficar expostas. Assim como ao utilizar computadores públicos, uma vez que esses conteúdos podem ficar disponíveis para ouros usuários.

Lembramos que a conscientização é a melhor alternativa para o sucesso das ações.