Além da precária condição da frota de transportes públicos no Brasil para atender os usuários, outro problema recorrente apavora a população: a segurança. É necessário que os passageiros fiquem atentos a alguns cuidados essenciais para evitar a ação de bandidos em ônibus urbanos, intermunicipais ou interestaduais, trens, vans ou transportes alternativos.
Prevenir-se e manter- se alerta é obrigação para o passageiro,de qualquer idade, que queira chegar com segurança ao seu destino.
1. Procure andar com bolsas, carteiras e demais pertences ao alcance das mãos e da visão: na parte da frente do corpo ou nos bolsos frontais. Isso evitará que alguém possa saqueá-lo furtivamente sem que você se dê conta.
2. Evite os fones de ouvido. Mesmo que o percurso seja longo e que uma boa música ajude a passar o tempo, esse é um risco que pode ser eliminado. Meliantes escolhem suas vítimas pela fragilidade e vulnerabilidade, além de analisarem o que elas trazem de valor e que podem ser levados.
3. Tente manter-se acordado durante a viagem, pois enquanto dormimos deixamos nossos pertences mais acessíveis. Em veículos excessivamente vagos, procure ficar o mais próximo possível ao motorista ou ao cobrador.
4. Cuidado ao entregar seus pertences para desconhecidos que estejam sentados e que se ofereçam para ajudar. Apesar de a atitude ser nobre, é melhor entregar apenas os objetos que não possuem riscos de serem furtados ou mesmo agradecer o favor, mas não aceitar. Bolsas são alvos fáceis para os ladrões mais ágeis, que podem tirar algo sem que você perceba.
5. Mantenha-se sempre atento. E, se estiver com uma criança de colo, mesmo que ninguém ceda o lugar, nunca a entregue aos cuidados de pessoas desconhecidas. Mantenha as crianças, independente da idade, próximas ou sobre sua visão.
6. Além do risco de acidentes, essa atitude pode dar chance a roubos através da janela. Relógios, pulseiras, óculos escuros ou outros adornos podem ser arrancados bruscamente.
7. Se notar algo estranho no transporte, procure, cautelosamente, avisar ao motorista ou ao cobrador. Eles são orientados e saberão como proceder.
8. Nunca saia com muito dinheiro na carteira ou bolsa. O ideal é andar apenas com o dinheiro suficiente para as necessidades mais básicas. Na hora de pagar a passagem, dê preferência a vales-transporte ou cartões magnéticos. Jamais conte dinheiro em vias públicas ou dentro do ônibus, mesmo que quem esteja ao seu lado seja alguém conhecido. Essa medida evitará que você chame a atenção dos oportunistas.
9. No caso de o veículo ser invadido, procure manter a calma e nunca reaja. Lembre-se de que os infratores costumam estar tão nervosos quanto você, o que os deixa mais suscetíveis a ações precipitadas. Além disso, eles podem estar sob efeito de alguma substância psicotrópica, o que também facilita reações violentas. Entregue o que for solicitado. Lembre-se: sua vida é muito mais importante do que qualquer bem material.
10. Evite ficar sozinho em pontos de ônibus isolados, especialmente à noite. Mas, se for inevitável e algum problema acontecer, é bom lembrar que você pode contar com a Polícia Militar 24 horas por dia através do telefone de emergência, o 190.