Saúde ocupacional é uma área que cuida especialmente da saúde do trabalhador, na prevenção de doenças ou problemas decorrentes do ambiente profissional. O objetivo é promover bem-estar físico, mental e social em cada ocupação.
A Security, por exemplo, conta em suas unidades com o SESMT, que é o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. O departamento tem por objetivo conscientizar todos os colaboradores para prática de segurança em todas as atividades exercidas, de modo a tornar compatível o trabalho com a preservação da vida, a promoção da saúde dos funcionários e a prevenção.
Veja a tabela abaixo para saber a quantidade de profissionais de segurança do trabalho necessária em sua empresa. Caso você não saiba o grau de risco de seu negócio, acesse o site da Receita Federal, digite o CNPJ da empresa e busque pelo código CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas.
Conheça algumas funções que competem ao SESMT:
- Determinar, quando necessário, a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e/ou Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC), de acordo com o que determina a NR 6, desde que a concentração, a intensidade ou característica do profissional assim o exija;
- Colaborar, quando solicitado, nos projetos e na implantação de novas instalações físicas e tecnológicas da empresa;
- Promover a realização de atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais;
- Esclarecer, conscientizar e investigar os empregadores sobre acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, sempre estimulando em favor da prevenção;
- Analisar e registrar em documentos específicos todos os acidentes ocorridos na empresa e, se necessário, providenciar abertura de Comunicado de Acidente do Trabalho (CAT) junto a Previdência Social.
- Devem ser incluídos nas atividades do Sesmt meios que visem evitar acidente, bem como verificação periódica de equipamentos de combate a incêndios;