25 de Setembro de 2014

Alvo fácil, o Smartphone está se tornando o objeto preferido de roubo

Poucos sabem que roubar um smartphone pode ser até mais fácil do que roubar uma bolsa ou uma carteira. Bastam uns poucos segundos de distração e os criminosos agem levando esse que pode ser o acessório mais valioso que você usa diariamente. Por serem fáceis de roubar e fáceis de revender, os smartphones chegam ao mercado negro muitas vezes mantendo seus preços originais.

Pequenos e fáceis de camuflar após o roubo, eles hoje são extremamente valiosos porque são fáceis de revender e os seus usos atendem a bandidos que os utilizam para contatarem vítimas ingênuas em golpes e manterem contato com suas quadrilhas.

Estudo global da F SECURE-empresa de segurança da informação- revela a falta de segurança no Brasil em pesquisa realizada com usuários de banda larga em 14 países. Se comparado à média mundial de 11%, o total de 25% dos participantes brasileiros que já tiveram o dispositivo móvel roubado ou perdido é um índice considerado muito alto e só superado pela Índia nesse quesito, onde 35% das pessoas disseram já ter tido o celular ou outro dispositivo digital roubado ou perdido.

Só para se ter uma idéia 483 smartphones são roubados por dia somente na cidade de São Paulo. E o mais impressionante é o destino de 80% dos celulares roubados no Brasil: eles vão direto para o Paraguai. “Maquiados” eles voltam para o mercado nacional como novos.

Atualmente, os vários modelos de cada marca recebem um número incalculável de acessórios. São capas, protetores, lentes de aumento que se tornaram mania entre pessoas de todas as idades, principalmente de adolescentes e crianças.

E o que fazer para se proteger? Comece mudando os hábitos cotidianos.

- Fique atento e olhe sempre em redor quando está usando seu smartphone em público.

- Nunca deixe seu celular longe de você quando ele não está em uso.

-Não deixe no bolso traseiro de calças em eventos com muitas pessoas, pois essa é das formas mais comuns de furto.

- Cuide para ter um backup de todos os dados importantes armazenados em seu smartphone.

- Instale funcionalidades de segurança em seu celular, especialmente a função de bloqueio de PIN.

- Nunca use senhas fáceis.

- Ative um aplicativo de rastreamento de celular, de preferência um que permita bloquear o telefone remotamente e apagar os dados armazenados nele.

- Compre um rastreador de celular. Existem muitos disponíveis no mercado que permitem que você possa bloquear o telefone remotamente, apagar todos os dados armazenados e até mesmo rastrear a localização do telefone.

E tem mais! Além de serem caros os smartphones,assim como o seguro contra roubo, eles representam mais ameaças. Pela grande quantidade de informações pessoais e até financeiras, esses dados podem lhe causar danos financeiros.

Muito cuidado ao usá-lo em lugares públicos (e quem não usa hoje em dia?), você poderá ser roubado e podem até tirar o celular de você usando a força. Alerte e oriente seus filhos sobre os perigos de transportar e usar um smartphone em público.

 

Gostou? Compartilhe