Conheça a Universidade Security
12 de Janeiro de 2022

Conheça a Universidade Security

Você sabia que a Security possui uma Universidade Corporativa com cursos rápidos desenvolvidos exclusivamente para seu público interno? A iniciativa surgiu em julho de 2017 após a empresa observar que muitos colaboradores buscavam mais oportunidades de capacitação e treinamento. Por conta da capilaridade da Security e sua ampla distribuição no território nacional, era importante ter uma plataforma de ensino à distância que atendesse os usuários em diferentes momentos de sua rotina, fosse utilizando notebooks, desktops, tablets ou smartphones.

Quando há admissão de colaboradores da área administrativa, é preparada uma integração para apresentação da empresa. Dentre as atividades realizadas, é mostrado o funcionamento da Universidade Security, apresentando toda a estrutura da plataforma, que hoje conta com mais de 200 cursos em um ambiente de ensino personalizado.

Cursos práticos, com certificado

Na equipe, Maíra Duarte, Analista de Educação Corporativa, desenvolve o roteiro e conteúdo de cada um dos cursos rápidos, cuja carga horária costuma variar entre 20 e 30 minutos. Desta forma, a aula se mantém objetiva. São utilizados recursos como imagens, vídeos, áudios e ao final são realizadas atividades complementares para a fixação do conteúdo. 

Os cursos possuem certificados de conclusão e registram um aproveitamento de mais de 80% das aulas. O feedback dos colaboradores aponta que os cursos enriquecem o currículo e ajudam a obter oportunidades dentro da própria empresa. É muito relevante para a Security o fato de que muitos colaboradores veem isso como um diferencial. Em 2021, foram emitidos 19.297 certificados, números que expressam um crescimento em relação ao ano anterior, de acordo com Renan Hosokawa, Analista de Web Designer e desenvolvedor da plataforma.

Vencendo o desafio de levar conhecimento para longe

Fabrícia Oliveira, Gerente de Gestão de Pessoas, que trabalha com a coordenação da plataforma, fala sobre o desafio de levar conhecimento ao máximo de pessoas. “Temos 17 escritórios que administram dados operacionais de cerca de 300 colaboradores diretos, e mais de 7 mil que estão alocados em postos de serviços de clientes diferentes. “Precisamos sempre pensar em como levar informação de qualidade e relevante do nosso negócio para ajudar na prestação de serviços. Nosso maior desafio é levar conhecimento para todos, sobretudo àqueles que estão nos postos de trabalho distantes das nossas unidades”, comenta. 

A Universidade Security não trata apenas de assuntos técnicos, havendo a preocupação com uma formação mais abrangente, contemplando outras áreas de interesse, como cursos sobre saúde, compliance, educação financeira dentre outros. Uma das vantagens da plataforma, é que como existem vários turnos de trabalho, o conteúdo da Universidade é disponibilizado 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana, permitindo que os colaboradores escolham os dias e horários de sua melhor conveniência para acompanhar os conteúdos.

Criação de novos cursos

Quando há demanda por uma temática específica, a equipe da Universidade procura o gestor ou supervisor da área para entender seu funcionamento e procedimentos. O desenvolvimento do conteúdo parte de um roteiro com vídeos curtos, que costumam ter de 4 a 6 minutos cada. Porém, os cursos não são feitos apenas em vídeo, existem outros recursos interativos, quadros com informações, textos e imagens animadas.

Considerando casos especiais, pessoas com baixa visão, por exemplo, podem acessar os materiais, pois os cursos possuem a opção do conteúdo em áudio. Além disso, o recurso é utilizado por aqueles que costumam ouvir os áudios no transporte, a caminho do trabalho. Conforme Fabrícia, “está em estudo incluir a tradução em Libras para que possamos atingir um público maior. Precisamos promover o acesso. Fala-se muito em diversidade e é importante mostrar isso na prática”. 

A plataforma gera dados analíticos que permitem avaliar os índices de acesso, público participante, períodos de maior utilização entre outras informações. Há uma análise e avaliação de conteúdo e resultado para, além da validação da iniciativa, promover um trabalho constante de melhoria.

Algumas curiosidades sobre a Universidade Security: 

  • Os cursos mais acessados são os de formação de vigilantes, especialmente os voltados para agências bancárias;
  • Há um programa de valorização, no qual os colaboradores mais assíduos são reconhecidos como “Alunos do mês” com postagens de reconhecimento e incentivo;
  • Desde a criação do programa, foram emitidos aproximadamente 50 mil certificados.

Gostou? Compartilhe