A terceirização da vigilância patrimonial visa proporcionar maior tranquilidade para as empresas exercerem suas atividades, contudo, para isso é muito importante a contratação de uma prestadora de serviços de confiança.
Alguns pontos precisam ser avaliados com cautela no momento de tomar uma decisão. Entenda o porquê!
A importância em contar com uma empresa com credibilidade
Uma empresa especializada em segurança patrimonial deve ser capaz de fornecer prevenção e proteção de riscos, evitando prejuízos financeiros e garantindo a integridade física das pessoas.
Uma função de fundamental importância que, consequentemente, está atrelada a grandes responsabilidades e requer uma série de regulamentações que precisam ser atendidas.
A contratação de uma prestadora que não cumpra esses requisitos, não apenas deixa de solucionar o problema, como também pode gerar situações ainda mais graves.
Outro ponto de atenção, é referente a responsabilidade subsidiária, a legislação prevê que quando por motivos maiores ou inadimplência, a empresa que presta serviços deixa de cumprir com os direitos trabalhistas dos colaboradores, a contratante pode ser acionada para cobrir essas despesas.
Mas, não há motivos para se preocupar, pois existem muitas empresas sérias no mercado e é completamente possível ser assertivo no momento desta escolha.
Quais critérios precisam ser avaliados?
Credibilidade - pesquise o nível de experiência do negócio, bem como, a sua reputação perante o mercado. Para isso, observe há quanto tempo atua, os clientes que atende e que espécie de comentários e avaliações são associados a mesma.
Idoneidade - confiança é algo inegociável, dessa forma, é importante buscar saber sobre a integridade da empresa para obter maior segurança e evitar problemas futuros. Algumas documentações podem ser solicitadas para essa comprovação, veja esses exemplos:
- Certidões negativas de débitos estaduais, municipais e federais, inclusive os expedidos pelo INSS;
- Documentação societária atualizada;
- Lista dos clientes da empresa;
- Documentos de Saúde e Segurança do Trabalho;
- Certidão negativa de reclamações, emitida pelo Procon;
- Em caso de filiação a associações ou sindicatos, declaração de idoneidade.
- Dentre outros
Estrutura - certifique-se de verificar se a solução oferecida conta com a estrutura adequada para a prestação dos serviços.
Regulamentação - muitos serviços só podem ser prestados na condição de cumprirem determinadas normas e exigências de órgãos competentes. A vigilância patrimonial é fiscalizada pela Polícia Federal. A ausência das devidas liberações, pode ser um problema nas operações terceirizadas, por isso, esse é um dos pontos para se ter atenção no momento de negociação.
Capital - o capital social da prestadora deve comprovar a sua capacidade econômica em arcar com os custos relativos aos seus colaboradores.
Histórico judicial - pesquise se há ações judiciais trabalhistas envolvendo a empresa.
Conte com a Security
Com 43 anos de mercado, a Security atua com responsabilidade para levar tranquilidade aos clientes, em conformidade com as leis, melhores práticas, profissionais capacitados, equipamentos de ponta e processos centralizados.
Atendemos a escopos de todos os tipos, tamanhos e orçamentos, oferecendo sempre as melhores soluções.
Quer saber mais? Clique aqui e fale com nossos consultores.