plano-de-contigencia
18 de Julho de 2018

Como elaborar e implementar um plano de contingência contra furtos

Ninguém quer lidar com furtos dentro da própria empresa, mas infelizmente é uma realidade e precisa de atenção. O melhor plano a ser seguido para evitar que eles - os furtos - aconteçam é a criação e a implementação de um plano de contingência. Melhor do que você se aventurar, o ideal é contratação de um fornecedor de segurança patrimonial. Ele possui o conhecimento para analisar as necessidades da sua empresa e lhe indicar o melhor plano. Mas antes: o que é um plano de contingência?

O plano de contingência, ou plano de segurança patrimonial, é um planejamento de segurança feito para prevenir situações como furtos e outros problemas semelhantes. Um bom plano de contingência começa com um estudo aprofundado das vulnerabilidades da empresa contratante. Esse estudo, como já dito, é feito por empresas de segurança, que analisam os melhores recursos e estratégias de segurança a serem adotados para aquele perfil de empresa.

  • Importância do plano de contingência: muitas empresas que são possuem um serviço terceirizado de segurança patrimonial e nunca sofreram com furtos pensam que são seguras. O mais provável é que o furto esteja prestes a acontecer ou que já tenha acontecido e somente não foi percebido. Muitas vezes o prejuízo financeiro se deve, justamente pela falta de um bom planejamento de segurança. Por este motivo o plano de contingência é tão importante, tanto para manter a integridade física e financeira da empresa quanto de seus funcionários.
  • Estudo de perfil: As estratégias de segurança dependem muito do conjunto de características do contratante como localidade, porte, ramo de atuação, se possui muitos itens de valor ou dinheiro vivo, entre outros fatores. Cada empresa possui suas particularidade e vulnerabilidades. É preciso entender o conceito antes de avaliar o risco, por isso esse estudo é tão importante para o plano de contingência. 
  • Estratégias de prevenção: quando falamos de segurança patrimonial a melhor estratégia é sempre focada na prevenção. Artifícios como câmeras de segurança, alarmes e vigilantes inibem a ações como furtos. A sensação de estar sendo vigiado faz com que esse tipo de atitude seja desencorajada.
  • Campanhas internas de conscientização: outro item que pode entrar no plano de contingência é conscientizar os próprios funcionários a não deixar seus pertences à vista. Uma mesa de trabalho limpa chama menos atenção, por isso é importante sempre deixar o mínimo exposto e guardar materiais e objetos pessoais sempre que deixar a estação de trabalho. 

Ao escolher a empresa fornecedora de segurança patrimonial é importante verificar se ela possui as certificações necessárias para atuar na área e se os profissionais como os vigilantes são devidamente treinados. Uma boa prestadora desse tipo de serviço busca adequar suas estratégias a cada tipo de perfil de cliente. Quanto mais o contratado conhecer as vulnerabilidades e características principais de seu contratante, mais o plano de contingência será eficaz.

Ao contar com os serviços de uma empresa especializada em segurança patrimonial a empresa estará investindo para ter tranquilidade ao trabalhar no dia a dia e manter o ambiente da empresa sempre em ordem e sem ocorrências criminosas.

Se você procura um fornecedor com sólida experiência, conheça a Security. Atuamos há 38 anos no mercado, oferecendo os serviços de Segurança Patrimonial, Segurança Eletrônica, Facilities e Academia de Vigilantes para empresas pública e privada, condomínios, shoppings, indústrias, entre outros.

Somos mais de 7 mil colaboradores trabalhando pela segurança de mais de mil clientes em mais de 500 cidades nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Sul e Nordeste do Brasil. Entre em contato, gostaríamos de lhe conhecer e entender como podemos lhe oferecer a segurança que você procura.

downlo

Gostou? Compartilhe