O botão de pânico é um dispositivo fixo ou móvel que permite que a pessoa avise a central de monitoramento que está ocorrendo alguma situação de perigo. Devido ao seu tamanho compacto e por não gerar qualquer tipo de som, permite que seja acionado de forma discreta, sem que o meliante perceba.
Neste artigo, você entenderá melhor o funcionamento do botão de pânico e os procedimentos adotados pela empresa de segurança após receber o sinal de alerta. Além disso, conhecerá os upgrades que podem ser realizados no sistema de segurança para permitir um trabalho ainda mais ágil e eficiente.
Confira!
Trata-se de um botão de pressão que, ao ser acionado, manda uma mensagem para a central de operações identificada como sendo uma situação de perigo. Ao apertá-lo, não ocorre nenhum disparo audível - o que ajuda a preservar a integridade da pessoa que acionou o dispositivo.
Existem dois tipos de botão de pânico:
Ambos os modelos funcionam da mesma maneira, ou seja: enviam o sinal de alerta para a central e, a partir daí, são tomadas as providências de acordo com as instruções previamente estabelecidas pelo cliente.
É importante destacar que a grande diferença entre o sinal recebido quando toca o alarme e quando o botão é pressionado é que, neste último, o acontecimento será tratado de forma isolada - pois além do patrimônio, há um ser humano que precisa ser preservado.
Além disso, a comunicação do botão de pânico não utiliza a linha convencional do cliente. Desta forma, caso sejam cortadas a energia e a rede de telefone, o sinal não é perdido.
Ao receber o sinal, a central entra em contato rapidamente com o local. Existem duas situações que podem ocorrer:
Estima-se que, de 80% a 90% dos casos em que o botão de pânico é acionado, o alarme é falso.
Existe, porém, uma evolução neste processo todo. Quando o botão de pânico está fixado, por exemplo, em uma portaria, é possível acoplar uma câmera junto ao sistema de alarme. Isso permite que, caso o botão seja acionado, a central abra imediatamente a imagem do local.
Essa visualização aumenta a eficiência no atendimento e permite que a pronta-resposta tenha o maior número de informações para poder agir. Afinal, é possível previamente ver o que está ocorrendo - diferentemente de quando só há o botão de pânico.
De maneira geral, qualquer cliente que possui um sistema de monitoramento tem ou pode ter o botão de pânico. É comum que as empresas de segurança automaticamente acrescente essa ferramenta nos pacotes porque, durante o dia, muitos locais ficam abertos e com seus sensores desligados. Dessa forma, a única comunicação com a central acaba sendo via botão de pânico.
Assim, seja comércio, residência ou grandes indústrias, esse dispositivo aumenta a proteção e garante muito mais tranquilidade para todos!
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