12 de Março de 2021

Bombeiro Civil: um profissional essencial para a segurança da empresa

Mais do que atuar no combate a incêndios, a figura do Bombeiro Civil é parte da estratégia de segurança de empresas de grande porte, independentemente do segmento de atuação. É fundamental para a segurança de toda a estrutura, incluindo a saúde e a integridade física de quem trabalha ou transita pelos corredores da companhia, pois é responsável por realizar inspeções e testes em equipamentos de segurança, promover vistorias técnicas e avaliação dos riscos presentes em instalações e nas estruturas prediais, além de estar apto a prestar atendimento de primeiros socorros. Também contribui com a conscientização de todos sobre a importância de um comportamento seguro no ambiente de trabalho.

E para ter tranquilidade na execução das atividades e atribuições de um Bombeiro Civil, o ideal é contar com a expertise de uma empresa especializada em gestão de profissionais de segurança: “este é um profissional habilitado pelo Corpo de Bombeiros para exercer as atividades inerentes à função. Também deve se manter constantemente atualizado para prevenir e combater situações que possam colocar as pessoas e o patrimônio em risco”, explica Erasmo Prioste, Chief Marketing Officer (CMO) da Security Segurança e Serviços.

Conheça a seguir as principais vantagens de contratar um Bombeiro Civil:

 

1. Segurança para quem frequenta o local

Os bombeiros são treinados para prever riscos. Por isso, fazem um mapeamento de áreas da empresa que podem apresentar problemas e antecipam suas ações.

2. Prevenção de incêndios e acidentes

Os profissionais são especializados na prevenção de incêndios, vazamentos e demais acidentes que possam ocorrer. Para isso, realizam testes e inspecionam equipamentos de segurança, solicitando manutenções/alterações quando necessário.

3. Primeiros socorros por profissionais qualificados

As empresas que oferecem o serviço de bombeiro civil disponibilizam profissionais devidamente formados, que receberam treinamentos e especializações comprovadas. Dentre as funções consideradas mais importantes, destaca-se os primeiros socorros.

4. Gerenciamento de planos de evacuação

Caso não seja possível evitar os acidentes, os bombeiros sabem exatamente como proceder em cada ocasião. Realizam a evacuação da maneira mais ágil e segura possível e mantêm as pessoas distantes do perigo.

5. Relação custo VS benefício

A empresa contratante não terá que arcar com custos de treinamento e demais encargos empregatícios, como salário e benefícios - o que torna essa opção mais vantajosa. Além disso, por ser um profissional que precisa estudar, treinar e praticar simulações frequentemente, os custos internos se tornam muito elevados, o que não acontece com uma empresa especializada em gestão de segurança e terceirização de serviço por conta do ganho de escala que possuem ao realizar essas atividades.

6. Profissional disponível 24 horas

Essa é certamente uma das principais vantagens de contratar uma empresa que ofereça o serviço de bombeiro civil. É possível contar com o profissional realmente capacitado, disponível 24 horas, todos os dias da semana. Além disso, não precisa se preocupar com faltas ou férias, visto que a reposição é de responsabilidade da terceirizada.



A Security disponibiliza para o mercado consultoria especializada para projetos de segurança do trabalho estruturados de acordo com as necessidades de cada negócio, eliminando a burocracia que envolve a contratação de bombeiros civis, garantindo que leis e regulamentações locais sejam cumpridas à risca. Fale com um consultor da Security e saiba mais sobre os benefícios de terceirizar a prestação deste e de outros serviços.

Saiba mais sobre os serviços de facilities da Security!

Gostou? Compartilhe