Blog Security

Dicas de prevenção de arrastões para comerciantes

Written by Security | 02/07/2012 18:18:51

Constantemente bares e restaurantes da cidade de São Paulo são alvos de arrastões. Tais ocorrências se alastraram nos últimos tempos. Somente até o início do mês de junho cerca de 16 restaurantes foram vítimas desse crime.

A fim de conscientizar sobre medidas preventivas, o SESVESP (Sindicato de Empresas de Segurança Privada), criou uma lista de dicas e recomendações de segurança para esses tipos de estabelecimentos comerciais.

 

1 – Ao contratar serviços de segurança privada, consulte as empresas, a idoneidade e se são aprovadas pela Polícia Federal.

 

2 – Criar um plano de segurança com os demais comerciantes da rua, criando uma interação de estratégia.

 

3 – Oferecer formas de comunicação entre manobristas e agentes de segurança, via rádio ou contrato visual.

 

4 – Fornecer dispositivos de segurança aos manobristas e seguranças, como o botão de pânico, que pode estabelecer contato com a empresa de segurança ou com a polícia.

 

5 – Os funcionários devem ser orientados a reconhecerem movimentação suspeita na rua e no caso de dúvida, contatar a polícia. Também é preciso treiná-los para qualquer tipo de emergência.

 

6 – Se houver suspeita de que funcionários sejam cúmplices de delinqüentes, avise a polícia de forma sigilosa. Pesquise os antecedentes quando for contratar um funcionário.

 

7 – Utilize câmeras de monitoramento do lado de fora e internamente, sempre respeitando a intimidade dos clientes.

 

8 – Fique atento a funcionários prestadores de serviços, tanto particulares como públicos, sempre peça a identificação, pois marginais podem se passar por esses tipos de profissionais.

 

9 – Caso ocorra a invasão no estabelecimento, tenha calma e oriente os funcionários e clientes que também fiquem tranqüilos, inclusive aos meliantes se preciso. Faça movimentos devagar, fale baixo e não olhe para eles diretamente. Só responda o que lhe perguntarem, evite negar algum pedido e principalmente não tente reação ou fuga.

 

10 – Colaboradores devem receber orientações periodicamente de como se comportar nas variadas situações de ocorrências.

 

11 – Se houver uma ocorrência, avise imediatamente a polícia e passe o máximo de informações que puder sobre os indivíduos, características, armas, veículos utilizados.

 

12 – Ilumine bem a entrada com luzes fortes e focadas.

 

13 – Tenha disponíveis telefones úteis como da polícia militar e civil, bombeiros e forneça aos clientes os dados da delegacia mais próxima, para efetuarem o boletim de ocorrência.

 

14 – Localize o caixa longe da porta e evite o acúmulo de dinheiro tanto no caixa, como no escritório.

 

15 – Não deixe veículos próximos à porta com a chave no contato, ou perto de locais que sirvam de rota de fuga dos marginais.

 

O presidente do SESVESP, José Adir Loiola, pontua que a segurança pública não tem muito que fazer pelos estabelecimentos privados, pois é responsável pelos locais públicos. “Sabemos que é impossível impedir uma ocorrência criminosa em sua totalidade, mas se houver um planejamento com o emprego de recursos preventivos, as chances diminuem, pois os criminosos sempre vão optar pelos locais mais fáceis”, explica o presidente.