Blog Security

Clima pacificador é prioridade no projeto de segurança da Copa 2014

Written by Security | 24/05/2012 17:14:58

O projeto de segurança adotado para a Copa do Brasil de 2014 vai priorizar a vigilância e clima de paz, segundo o secretário Extraordinário de Segurança para grandes Eventos, sr. Valdinio Jacinto Caetano. “Estaremos presentes em todos os lugares, mas, quanto menos exibirmos armas, melhor. 

Só as usaremos em caso extremo. O princípio básico é que a Copa é uma festa. Ninguém se sente a vontade numa celebração, com um policial apontando uma metralhadora para os convidados", diz Caetano.

O orçamento para o projeto é de R$ 1,1 bilhão, que será usado prioritariamente para compra de câmeras de monitoramento e armas não letais. O circuito de câmeras estará nos principais pontos das cidades sedes, como avenidas, arredores dos estádios e pontos turísticos. O monitoramento será feito através de 14 centros de comando liderados pelos chefes das polícias estatais, e responsáveis da defesa civil, bombeiros, profissionais da saúde de cada região e policias dos outros 31 países que participarão da competição.

Além do policiamento militar, a equipe de 40 mil homens será formada por polícias civis, federais, agentes da Força Nacional e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). “Outra novidade para a Copa será colocar homens treinados por empresas privadas para tomar conta dos torcedores nos estádios. A polícia vai estar lá, mas só aparecerá se for solicitada", concluiu o secretário.

A fim de preparar os profissionais para este grande evento, o Grupo Segurança, através de sua academia de formação, estará formando turmas para o curso de extensão para grandes eventos.

 

Fonte: http://www.sesvesp.com.br/