Absenteísmo em empresas: você sabe o que é isso?

- por Security

3 de Agosto de 2022

O absenteísmo é um problema comum no ambiente de trabalho e pode estar ligado a diversos fatores que envolvem direta ou indiretamente o funcionário e a empresa em que ele trabalha. Em termos de definição, esta prática está ligada às ausências cometidas por colaboradores como faltas injustificadas ou por atestado e ausência para reciclagem e treinamentos.  Para entender um pouco mais sobre o assunto, entrevistamos a Diretora de Gestão de Pessoas da Security, Renata De Luca. 

Porque é um indicador importante? 

Relacionado às faltas no trabalho, o termo é antigo e começa a ser mais empregado na Revolução Industrial. Porém, sua origem é anterior e se relaciona com a saída de proprietários rurais que deixavam suas terras para tentar uma vida melhor nas cidades. A esse ato era dado o nome absenteísmo.

O fenômeno acarreta, desde sempre, diversas perdas para a empresa, mas também para a equipe de trabalho e funcionários, que podem sofrer punições   caso as faltas se tornem frequentes, diante de um compromisso ou obrigação. 

De acordo com um estudo da Exame, realizado em junho de 2022, o setor de serviços tem uma taxa média de absenteísmo de 5%, na Security este índice varia de 0,4 a 1,5%, dependendo da região e tipo de serviço, o que é um grande diferencial para o segmento.

Na área de prestação de serviços, como a nossa, o absenteísmo é um indicador crítico, pois pode interferir e impactar diretamente na operação dos clientes. Por isso monitoramos com lupa este dado na empresa, afinal, quanto menor este indicador, maior a qualidade do serviço prestado.

Muitas vezes o absenteísmo é coberto por pessoas de outro posto de serviço ou mesmo funcionários do próprio posto. Tudo bem, isso faz parte do negócio, mas em exagero deixa o posto mais sensível. Na prestação de serviços, a pessoa faltou, você tem que cobrir, acarretará em hora extra e custa muito mais caro para a empresa. O absenteísmo alto causa transtornos para a operação. E também gera desagrado com os clientes”, diz Renata De Luca. 

Como todo indicador, este precisa de um entendimento e interpretação. Aqui, fazemos esse levantamento mensalmente. “Esse diagnóstico é realizado de forma detalhada, entramos na causa e agimos. Isso é feito com intensidade na área de medicina e segurança do trabalho. Há alguns anos o atestado médico era a principal causa de faltas. Estruturamos um trabalho onde mapeamos e acompanhamos todos os atestados médicos, com um sistema líder de mercado, o App Meu Soc. O colaborador envia o documento pelo aplicativo onde é registrado e um histórico de informações são apresentados: se é o primeiro atestado; se é algo recorrente; se os dias correspondem à média de dias para aquela patologia… Tudo isso fica disponível no sistema e é acessado pela Central que no momento que recebe o atestado entra em contato com a pessoa para entender o ocorrido e oferecer o que for necessário”. 

A Security dispõe também de um comitê de saúde, onde os médicos do trabalho avaliam os atestados médicos daquele período. “Eles veem tudo o que lhes chamem a atenção: recorrência, possibilidade de fraude, abuso, incompatibilidade de dias para patologia ou indícios de surto. Todas estas informações são avaliadas e trazidas para o comitê. E cada caso é discutido. “Isso acontece uma vez por mês e a partir daí temos um plano de ação. Que pode ser de EPI’s, como fizemos em Santa Catarina, quando a dengue começou a se manifestar de forma mais forte; fazer orientação sobre determinada patologia que está surgindo; ajudar a pessoa que está adoecida; fazer uma visita; falar com a clínica que está atendendo  para entendermos o que está acontecendo. O trabalho intenso do nosso SESMT junto à operação trouxe como resultados a redução nos indicadores de atestados médicos. Outros fatores monitorados que também geram absenteísmo são faltas ao trabalho sem justificativa; atrasos no horário de entrada ou retorno do almoço e saídas do trabalho antecipadas”.

Todo este trabalho reflete no baixo número para este indicador, o que beneficia diretamente o nosso cliente e garante tranquilidade de ter uma prestação de serviços transparente, controlada e com qualidade.

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