Nos últimos três anos, a Security vem passando pela digitalização dos processos internos. Neste período, as mudanças foram muitas, desde a implementação de ferramentas, sistemas e métodos, até a adaptação a uma nova cultura.
Entenda quais foram os principais impactos e benefícios desse movimento para a empresa e clientes!
Entendendo a transformação digital
Ao pensar em transformação digital, a ideia de softwares e tecnologias tende a ser a nossa primeira associação. Mas, é preciso ir mais a fundo nesse conceito, e compreendê-lo como algo diretamente ligado à cultura, que envolve essencialmente pensar simples e objetivamente.
Afinal, vivemos em uma era digital, o que significa que este é um fenômeno estrutural, que afeta comportamentos, relações, fatores econômicos, dentre outros aspectos no dia a dia de pessoas e organizações.
Diante disso, como se adaptar a essa nova forma de viver? Na perspectiva da prestação de serviços, implica entender as características e necessidades de um cenário que envolve: digitalização, automatização, distribuição, personalização e integração.
Desafios do setor de segurança e facilities
A transformação digital aumenta a capacidade humana de entregar resultados, diminuindo a repetição e o trabalho manual.
Para o segmento de soluções em segurança e facilities, onde o produto final é justamente o capital humano, o grande desafio está em conseguir criar uma padronização e integração das informações.
A consequência disso é poder tangibilizar algo que não é material, proporcionando a todos os envolvidos, padronização, acompanhamento e mensuração de resultados.
Do analógico ao digital: o processo na Security
O processo pelo qual a Security passou nos últimos anos, consiste na transição do analógico para o digital. Isso se deu a partir da busca por inovações e na compreensão do que fazia sentido em ser absorvido neste mercado.
Com base no tripé, sistemas, processos e pessoas, fechamos o ciclo de todas as áreas, implementando uma nova cultura. Afinal, para existir uma aderência à mudança, é preciso começar pelas crenças, valores e normas que permeiam uma empresa.
Colocamos o cliente no centro, conectando processos de pré-venda, contratação e relacionamento em uma jornada integrada de ponta a ponta, o SDI - Security Digital Integration. Entenda como isso ocorreu em algumas das nossas principais frentes:
Setor Comercial
Por meio de um CRM integrado, centralizamos o gerenciamento das interações com os clientes, combinando isso com o operacional. Na prática, isso permite o registro e acompanhamento de toda tratativa desde o primeiro contato até a implantação e gerenciamento do serviço.
Dessa maneira, hoje é possível fazer agendamentos, rastrear e analisar dados, acompanhar pedidos e agilizar o processo de vendas, melhorando a eficiência e otimizando a satisfação do cliente.
Recursos Humanos
O uso de softwares no RH, permite o acesso a informações em tempo real, facilitando a análise de desempenho e fornecendo insights valiosos para a gestão, visto que o aproveitamento desses dados são importantes na tomada de decisões estratégicas. Confira alguns destes:- Plataforma Learning Rocks, da Uol Edtech - Universidade Security
- Pandapé - recrutamento e seleção
- SOC/Meu SOC - SESMT
Dentre os benefícios em contar com os recursos citados, podemos destacar: automação de tarefas, melhorias na experiência do colaborador, processos de recrutamento e seleção simplificados, contratações assertivas, redução do turnover, maior eficácia na gestão de benefícios, capacitação e desenvolvimento.
Gestão integrada por ERP
Contar com um ERP (Enterprise Resource Planning) eficiente, significa implementar um sistema integrado de gestão que centraliza e automatiza os processos operacionais e administrativos.
O software TOTVS, faz toda a diferença otimizando a alocação de recursos, como: pessoal, equipamentos e materiais. Além de facilitar o acompanhamento de projetos de forma geral.
O controle e monitoramento do fluxo de trabalho em sua totalidade, permite uma visão completa e em tempo real de todos os contratos, por meio de relatórios e análises precisas.
As principais vantagens dessa tecnologia são: maior eficiência, redução de custos, otimização de recursos, qualidade no atendimento ao cliente e integridade das informações.
Comunicação omnichannel
Com a abordagem omnichannel, os clientes podem interagir com a empresa por meio de diferentes canais, como telefone, e-mail, chat online, redes sociais e aplicativos móveis, e ainda assim receber um atendimento contínuo e coerente.
Isso oferece personalização e liberdade para escolherem o meio de comunicação mais conveniente às suas necessidades, ao mesmo tempo que garante a Security, um histórico completo dessas interações.
Ou seja, nesse aspecto a transformação digital influência na satisfação e experiência do contratante, além de aumentar a eficiência da equipe de atendimento.
Operação Digital
Por meio de uma plataforma integrada ao ERP, garantimos aos clientes procedimentos digitalizados, maior eficiência e inteligência no controle e crescimento dos resultados.
Promovendo assim, melhora do entendimento e aprendizado sobre os números operacionais e trazendo avanços no gerenciamento dos serviços prestados da seguinte maneira:
- Eliminação de papel e pranchetas
- Padronização das atividades
- Geração dinâmica das tarefas e checklists
- Checklists específicos para os colaboradores nos postos de trabalho
- Coletas de informações e inspeções em modo on-line e off-line
Como o cliente enxerga a transformação digital?
Agilidade: os processos são executados de maneira mais rápida e eficiente, resultando em respostas e soluções imediatas aos problemas e solicitações.
Personalização: com base em dados precisos e com a análise e cruzamento das informações fica mais fácil oferecer uma experiência personalizada, recomendações relevantes e serviços adaptados às necessidades específicas.
Transparência: os clientes podem acompanhar e monitorar seus projetos em tempo real, proporcionando maior clareza da relação entre o que foi contratado e o que está sendo realizado, ganhando assim mais confiança.
Qualidade dos serviços: a partir do momento que há um controle mais rigoroso da qualidade das soluções, garante-se um padrão de entregas consistente e constantemente aprimorado.
Desburocratização: a necessidade de lidar com papéis, formulários físicos e processos lentos de aprovação ficou para trás. A digitalização descomplica e/ou elimina etapas desnecessárias.
Automação de processos: a automação de tarefas repetitivas e manuais reduz erros e possibilita maior eficiência operacional, refletindo diretamente no dia a dia de trabalho e no desempenho dos colaboradores terceirizados.