videomonitoramento
29 de Julho de 2019

A importância do videomonitoramento inteligente

O videomonitoramento inteligente é uma das grandes tendências quando o assunto é segurança patrimonial. Através desse sistema, imagens e sons dos ambientes são captados e enviados para um software analítico. A partir daí, todas as informações são interpretadas e, caso haja algum comportamento fora do padrão, a equipe de monitoramento é alertada.

 

Esse serviço pode ser prestado para qualquer tipo de empresas - independentemente do segmento e porte -, como indústrias, shoppings e universidades.

 

Mas afinal, o que é videomonitoramento e quais os seus diferenciais? É sobre isso que falaremos agora. Acompanhe!

Como funciona o videomonitoramento?

Para entender como funciona o videomonitoramento, primeiro é preciso diferenciar dois termos: monitorar imagens e monitorar eventos.

 

Monitorar imagens é um formato mais conhecido, em que não há o uso de inteligência artificial e, consequentemente, análise de vídeo. Neste caso, é preciso ficar constantemente observando as telas de monitoramento para não perder qualquer situação incomum.

 

A tecnologia que monitora eventos é diferente porque o operador é avisado quando surge uma ocorrência. E é somente a partir deste momento que ele averiguará as imagens para tomar as medidas de segurança estabelecidas. É aqui que entra o videomonitoramento.

 

O sistema detecta automaticamente eventos como:

 

  • Invasão de perímetro;
  • Aglomeração de pessoas;
  • Abandono de objetos suspeitos;
  • Pessoas se movimentando rapidamente dentro de um ambiente.

 

Quando um desses comportamentos ocorre, o software envia um alerta para a central de monitoramento. Permitindo que os profissionais possam acompanhar em tempo real a situação e avaliar se está realmente ocorrendo algo errado.

Quais as vantagens do sistema inteligente de videomonitoramento?

O videomonitoramento possui um grande potencial porque oferece vantagens tanto para os clientes quanto para a empresa que realiza o monitoramento. Isto porque ele facilita o acesso às informações, agilizando o trabalho de tomada de decisão.

 

Suas principais vantagens são:

 

  1. Detecta os movimentos de forma automática;
  2. Consegue distinguir entre movimentos normais e suspeitos;
  3. Permite que as equipes de segurança possam agir no momento em que a ação está ocorrendo.

 

Além disso, todas as imagens geradas pelo sistema são processadas por uma Central de Comando e Controle que funciona 24 horas por dia. Elas são devidamente armazenadas para permitir uma análise completa da atividade, bem como gerar relatórios que poderão ser acompanhados pelo cliente.

Os principais benefícios do videomonitoramento

Além de oferecer muito mais eficiência na prevenção de perdas, o videomonitoramento inteligente reduz os custos finais do cliente. Isso ocorre por dois motivos:

 

  1. Como todo o monitoramento é feito de forma remota, ou seja, diretamente pela central, não é necessário possuir muitos seguranças alocados no cliente;

 

  1. Como os eventos são sinalizados somente quando há riscos iminentes, os operadores ficam responsáveis por um conjunto de clientes. Desta forma, a empresa de segurança também não precisa contar com uma equipe muito grande e consegue realizar sua organização de escala com mais facilidade.

 

Outro benefício do sistema é que ele se adapta às necessidades e especificações da empresa. Para tanto, é desenvolvido um plano preliminar e padronizado de ações que devem ser tomadas conforme cada evento específico.

 

Isso permite que o operador consiga tratar a ocorrência o mais rápido e de maneira adequada possível. Geralmente, o serviço é realizado pela empresa de segurança em conjunto com o cliente, a fim de relacionar a maior quantidade de orientações.

 

O videomonitoramento tem a capacidade de gerar relatórios e indicadores, permitindo um controle maior das movimentações que ocorrem dentro de uma empresa. Além disso, também é disponibilizado um aplicativo ou site para que os clientes possam consultar em tempo real a sua propriedade. Além de fiscalizar se o serviço de segurança está sendo cumprido conforme o combinado!

Procure uma empresa especializada em videomonitoramento

Não são todas as empresas de segurança patrimonial que oferecem esse tipo de serviço de monitoramento inteligente. O motivo? É preciso contar com profissionais treinados em gestão de riscos e uma ampla e moderna infraestrutura - que comporte a geração de imagens 24 horas por dia.

 

Assim, é fundamental pesquisar antes para ter a garantia de que o videomonitoramento será realizado de forma adequada. Com ele, além de otimizar processos, você terá muito mais tranquilidade ao saber que seus colaboradores e sua propriedade estão devidamente assegurados.

 

Quer saber mais sobre videomonitoramento e avaliar as possibilidades de incorporá-lo na sua empresa? Acesse nosso site e solicite o contato de um dos consultores!

 

Gostou? Compartilhe