A importância do controle de acesso
3 de Janeiro de 2023

A importância do controle de acesso

A segurança de uma empresa deve proteger todo patrimônio material e imaterial, ou seja, tanto bens e valores, como a integridade das pessoas. 

O controle de acesso é um dos pilares que garantem essa tranquilidade e continuidade. Quando executado de forma assertiva, vai muito além da implementação de postos de trabalho ou da aplicação de recursos tecnológicos para gerir entradas e saídas. É a inteligência por trás de ações e soluções que garantem os resultados esperados, alinhando o esforço empregado às necessidades do local.  

O que é o controle de acesso?

É a maneira como se realiza a gestão de entrada e saída de visitantes em um estabelecimento, prédio, condomínio ou qualquer outro tipo de instalação. 

Sua importância está em identificar indivíduos e assegurar a liberação dos mesmos, apenas mediante checagem e autorização, impedindo ou minimizando o risco de ações criminosas.    

Além do bloqueio físico, o controle de acesso também contribui para a gestão estratégica, pois gera dados referentes ao público que frequenta determinado local, horários de pico e menor circulação, dentre outras informações que possibilitam uma compreensão do tráfego de pessoas.

O papel estratégico do controlador de acesso

A figura do controlador de acesso é determinante no sucesso de uma operação. Afinal, este é o profissional que vai estar à frente das situações no dia a dia. 

A falta de um treinamento adequado pode levar ao erro e qualquer tomada de decisão equivocada pode trazer sérias consequências.

Para que o controlador atue estrategicamente, é preciso que ele seja não só especializado, como também conte com treinamentos e capacitações contínuas e personalizadas às necessidades e aos protocolos de segurança definidos em cada posto e segmento. 

Tipos de portaria: diferentes maneiras de gerenciar a circulação de pessoas

Portaria humanizada 

Esta é a maneira tradicional, onde o porteiro é responsável pelo gerenciamento da liberação de visitantes, prestadores de serviços, funcionários, condôminos e todo o público de um lugar.

Na prática, esse profissional realiza a checagem de documentos e confirma a autorização de acesso, mas sua função possui mais processos do que aparenta. Seu treinamento deve prepará-lo para conhecer as vulnerabilidades do posto de trabalho e seguir todos os protocolos de segurança mapeados, de forma a evitar ocorrências ou identificar e agir mediante situações de risco. 

Dentre as vantagens do fator humano, estão: maior velocidade em lidar com imprevistos e prontidão ao acionar ajuda, ligando para a polícia e bombeiros, por exemplo. 

Portaria remota 

A portaria remota substitui parcial ou totalmente a presença física de um controlador de acesso no local, assim, toda a operação é feita a distância, através de uma central de monitoramento.

O perímetro é vigiado por um circuito de câmeras e equipado com sensores capazes de gerar alertas que auxiliam nos procedimentos necessários.  Todas as imagens e informações geradas através da segurança eletrônica se concentram na sala de controle, de onde operadores abrem e fecham portões, avaliam a movimentação do visitante e identificam situações de perigo. 

Alguns recursos tecnológicos, próprios para o controle de acesso, podem ser utilizados para auxiliar a atividade remota, são eles: reconhecimento facial, biometria digital, tags, senha, controle remoto veicular, dentre outros.

Portaria híbrida

A mescla entre portaria tradicional e remota, alia segurança e tecnologia para elevar a eficiência no gerenciamento de entradas e saídas.

O modelo híbrido, combina tanto o atendimento presencial, ou seja, a mão de obra humana, quanto a central de comando online.

É uma solução que faz toda a diferença na cobertura de perímetros maiores, por exemplo, pois fornece maior suporte em casos de alto fluxo de circulação de pessoas e também nos lugares com múltiplos pontos de acesso.

A importância em contar com uma empresa de confiança 

Fazer a contratação certa vai refletir diretamente na qualidade e no nível de segurança da sua empresa, pois um controle de acesso falho pode comprometer todas as outras frentes de operação.

Uma atuação em conformidade com as leis, melhores práticas, equipamentos de primeira linha, processos centralizados, profissionais capacitados, foco em minimizar erros e propor constantes melhorias, é fundamental.

Precisa de ajuda? A Security está há 44 anos no mercado de prestação de serviços de vigilância, facilities e tecnologia. Com responsabilidade, nossas soluções são conectadas e desenvolvidas sob medida para zelar por patrimônios e garantir a tranquilidade no dia a dia.

Quer saber qual é a melhor opção para o controle de acesso do seu negócio? Entre em contato conosco aqui.

Gostou? Compartilhe