Contar com serviços de portaria e recepção é a melhor alternativa para ter mais controle de quem entra e sai do prédio. E, com isso, obter mais segurança! Porém, para que esse trabalho seja realizado adequadamente, é preciso contar com profissionais capacitados e devidamente treinados para tais funções. É aqui que entra a terceirização.

É cada vez maior a quantidade de condomínios residenciais e corporativos que estão optando por terceirizar os serviços de portaria e recepção. Com isso, a responsabilidade de contratar, treinar, avaliar e reciclar os profissionais fica a encargo de quem realmente tem expertise na função.

Além disso, a terceirização torna o desempenho em si muito mais eficiente, bem como elimina diversas preocupações - como custos trabalhistas e reposição de funcionário quando há faltas.

7 razões para terceirizar os serviços de portaria e recepção

Se você está avaliando a possibilidade de contratar serviços de portaria e recepção, selecionamos alguns dos principais benefícios da terceirização. Confira!

1. Controle de acesso mais eficiente

Controlar quem entra e sai de um condomínio é fundamental para garantir a segurança pessoal e patrimonial. Logo, é muito importante contar com profissionais qualificados para realizarem os serviços de portaria e recepção.

Entretanto, como selecionar pessoas que possuam os conhecimentos e as habilidades necessárias para desempenharem tais funções? Com a terceirização, a responsabilidade passa a ser da empresa contratada, que é justamente especializada nisto.

Além de alocar profissionais devidamente treinados, a empresa terceirizada costuma criar, juntamente com os responsáveis, cartilhas com ações que devem ser adotadas. Isto permite que os profissionais saibam exatamente como agir em cada ocasião, garantindo mais segurança e agilidade.

2. Otimiza o tempo dos gestores

A terceirização dos serviços de portaria e vigilância permite que gestores e demais profissionais otimizem seu tempo. Visto que não precisam se preocupar com atividades que não fazem parte da sua rotina. Assim, os gestores podem se dedicar exclusivamente ao core business, ou seja: à estratégia e às metas que influenciam no sucesso do negócio!

3. Sem preocupação com questões trabalhistas

Um dos motivos que mais fazem as empresas repensarem o formato em que são realizados os serviços de portaria e recepção é o financeiro. Isso porque existem vários encargos e direitos trabalhistas que elevam os custos na folha de pagamento.

Com a terceirização, a empresa para de se preocupar com questões como:

  • Salário;
  • Benefícios, como férias, vales transporte e refeição e 13º salário;
  • Despesas trabalhistas e rescisórias;
  • Eventuais ações trabalhistas.

Esses valores acabam pesando no orçamento e, com a terceirização, isso deixa de ser uma responsabilidade corporativa. Basta solicitar o serviço e a empresa contratada disponibiliza os funcionários devidamente treinados para atender sua demanda - sem nenhum custo extra!

4. As contratações são mais certeiras

Não é fácil contratar profissionais qualificados, ainda mais quando falamos em serviços de portaria e recepção. Junto a isso, é preciso dedicar tempo para treiná-los e orientá-los no dia a dia.

Com a terceirização, toda a parte de recrutamento e seleção é realizada por uma equipe especializada, que tem claras as exigências e habilidades necessárias para tais funções. Além disso, a empresa terceirizada fica responsável por capacitar os profissionais para que eles realizem da melhor forma o atendimento aos visitantes e demais públicos externo e interno.

5. Rápida substituição de profissionais

Imprevistos podem acontecer com qualquer pessoa. Um funcionário pode, por exemplo, ficar doente ou ter que se ausentar por motivos pessoais. Além disso, ele tem direito à férias e pode, de um dia para o outro, pedir demissão.

Em todas as situações acima, é preciso buscar um substituto para que o local não fique desprotegido. Com a terceirização, a substituição ocorre de forma rápida e sem custo adicional para a empresa ou condomínio. Além disso, o novo funcionário já entrará treinado, não havendo qualquer tipo de prejuízo à atividade.

6. O trabalho é supervisionado

As empresas que oferecem serviços de portaria e recepção costumam contar com supervisores, que visitam com frequência o condomínio para avaliarem o desempenho dos funcionários e a satisfação do cliente. Os supervisores também são responsáveis pela reorientação das tarefas, quando necessário, e por manter o colaborador motivado e satisfeito.

7. Favorece a expansão do negócio

Todos os benefícios acima criam uma condição favorável para que as empresas consigam direcionar seus esforços para o negócio em si. Com uma gestão focada no core business e as questões financeiras organizadas, é possível pensar em expandir a companhia e realizar investimentos em tecnologia e infraestrutura.

Na hora de terceirizar os serviços de portaria e recepção, analise com cautela as opções e escolha uma empresa que realmente ofereça todos esses benefícios. Para saber mais sobre segurança patrimonial, continue no blog da Security e confira os artigos criados por especialistas no assunto!