22 de Maio de 2017

Como garantir que seus vigilantes sejam bem treinados

Não importa a área de atuação, é fundamental que o profissional seja devidamente capacitado e bem treinado para exercer suas funções. Contudo, algumas profissões exigem mais atenção do que outras, como é o caso dos vigilantes.

Diariamente, a responsabilidade pela segurança do patrimônio e pelo bem-estar de um grande número de pessoas recai sobre os vigilantes, que devem estar aptos para lidar com as situações adversas inerentes à sua profissão. No caso do vigilante armado estar bem preparado é ainda mais importante, uma vez que profissionais pouco qualificados podem colocar em risco sua própria vida e a de todos que os cercam.
Certamente, você não quer um profissional despreparado cuidando da segurança da sua organização, não é?

 

Como garantir que apenas vigilantes qualificados trabalhem em sua empresa

Uma das maneiras de garantir que somente vigilantes capacitados realizem a segurança da sua companhia é através da contratação de uma empresa especializada em segurança privada.

Antes de assinar o contrato, informe-se sobre o processo de contratação de vigilantes realizado pela especializada. Exige certificado de conclusão do Curso de Formação de Vigilantes? Realiza avaliação psicológica e médica? Se perceber que o processo não é criterioso ou não respeita as normas estabelecidas pela Polícia Federal, risque a terceirizada de sua lista.

Treinamentos de qualificação de vigilantes

Para ser considerado apto a exercer a função, o vigilante obrigatoriamente deve ter concluído o Curso de Formação de Vigilantes. O treinamento dura 200 horas no total e a grade é formada por 15 matérias, sendo 12 teóricas e 3 práticas. O conteúdo teórico abrange temas como Legislação, Direitos humanos, Prevenção combate incêndios, Vigilância, Relações humanas no trabalho, Radiocomunicação, entre outros. Já as aulas práticas ensinam Defesa pessoal, Educação física, Armamento e tiro.

A reciclagem também é mandatória e deve ser feita a cada dois anos. No curso, que tem o total de 50 horas, o vigilante revisita as matérias estudadas no Curso de Formação. Assim, garante-se que os profissionais estarão sempre atualizados e prontos para agirem de forma estratégica e preventiva.

Tanto o curso de formação quanto o de reciclagem devem ter seu conteúdo determinado pela Polícia Federal, contudo a qualidade das aulas e os métodos de ensino dos professores variam de acordo com cada instituição. Então, como a empresa especializada em segurança patrimonial poderá ter certeza de que os vigilantes contratados passaram por um treinamento de alta qualidade?

A melhor forma de obter essa garantia é acompanhar e ter controle de que os vigilantes estão em dia com os treinamentos. A Security, por exemplo, possui uma Academia de Vigilância que treina e capacita profissionais para zelar pela segurança e tranquilidade de seus clientes, oferecendo cursos de formação, extensão e reciclagem. Assim, é possível desenvolver as competências necessárias para que os vigilantes realizem seu trabalho com qualidade, em empresas de qualquer porte ou segmento.

 

Gostou? Compartilhe