8 de Fevereiro de 2017

Segurança patrimonial: Com implantar de forma rápida e eficiente

 Quando as empresas optam pela contratação de serviços de terceiros para a segurança patrimonial para proteger seus bens materiais e colaboradores especialmente em um país como o Brasil, que sofre com os altos índices de criminalidade, é evidente que elas esperam que a implantação ocorra no menor tempo possível.

Mas existem outros fatores que tornam a implantação rápida do serviço de segurança patrimonial ainda mais imprescindível. Já imaginou se a sua empresa ou seus colaboradores estão recebendo ameaças diretas? Ou se houve um aumento significativo e repentino no número de imóveis invadidos, roubos e furtos na sua região? Ou ainda se você teve problemas com a atual prestação de serviços de segurança e precisa encontrar uma solução com urgência?

Isso significa que aguardar durante semanas pela implantação de um novo sistema de segurança patrimonial, enquanto os riscos e o sentimento de insegurança só aumentam, não é uma opção. Para resolver o problema, existem duas alternativas: optar por ter uma segurança patrimonial orgânica ou pela contratação de empresas terceirizadas. Entretanto, apenas uma dessas opções apresenta a solução rápida que você procura.

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 Implantação rápida: segurança orgânica ou terceirizada

Ambos modelos possuem suas vantagens e desvantagens, como já mencionamos no post “Terceirizar ou ter uma equipe de segurança interna?”. Contudo, quando falamos em rapidez na implantação, certamente a empresa terceirizada se sobressai. Entenda por quê:

  • Ambas são submetidas às normas da Polícia Federal, agente que regulamenta e fiscaliza a atividade no Brasil. Isso quer dizer que, se quiser realizar esse serviço internamente, precisará abrir uma nova empresa, com outro nome e CNPJ, além de submeter-se às mesma leis que as empresas que prestam serviços terceirizados e são especializadas do área de segurança. Esse processo demandará tempo e também acarretará em muitos custos. Em compensação, quando você opta por contratar uma empresa especializada em segurança, ela pode começar a atuar prontamente.
  • Os trâmites com o órgão fiscalizador são complexos e envolvem uma série de documentações e requisitos, o que para uma empresa sem experiência na área de segurança é fonte de muito transtorno: perda de tempo correndo atrás das informações e lidando com burocracias, gastos com documentação e certificações, etc. Ao mesmo tempo, uma boa empresa terceirizada já possui toda essa documentação em ordem, deixando o contratante livre dessa tarefa.
  • Contratar uma empresa de terceirização também é a alternativa mais rápida quando avaliamos a gestão de pessoas. O tempo que precisa ser investido no processo de seleção, admissão e treinamento é longo, sem contar nos gastos com salário, horas extras, 13º terceiro salário, adicional noturno, férias, vale-transporte, alimentação e todos os encargos exigidos para contratar um profissional em regime de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Em contrapartida, uma empresa especializada em segurança já conta com uma grande equipe treinada e experiente no setor, pronta para começar a trabalhar em seu negócio.
  • Além disso, existe toda uma avaliação que deve ser feita de como é a melhor forma de estruturar a segurança da empresa. Para isso são considerados diversos fatores da empresa: segmento, número de funcionários, cenários de risco, histórico, estrutura física das instalações, etc. Uma empresa especializada em segurança patrimonial consegue fazer essa análise de modo muito mais certeiro, utilizando sua experiência para assegurar que as decisões tomadas serão as melhores para garantir a segurança do seu negócio, tanto do ponto de vista técnico quanto financeiro.

A implantação rápida de um serviço de segurança patrimonial é um fator crítico que pode determinar momentos de tranquilidade e concentração nas atividades específicas de seu negócio.

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