Terceirizar equipe de segurança? Sim ou não?

equipe seguranca

 

Num mercado cada vez mais competitivo, empresas dos mais diferentes setores enfrentam um desafio: como reduzir custos fixos na empresa ao mesmo tempo em que o aumento do desempenho e os resultados positivos são cobranças constantes. Para vencer neste contexto acirrado, estratégia e diferenciação do produto ou serviço são fundamentais para que a empresa sobreviva e prospere.

Assim, companhias costumam analisar e rever estratégias periodicamente para escolher quais serviços e operações serão mantidos, quais deverão ser incorporados e quais poderão migrar para a terceirização, analisando se é possível terceirizar a atividade fim como contabilidade, limpeza, TI e segurança, o que pode resultar em uma equipe de alta performance e redução de custos na empresa.

Não existe certo ou errado, as empresas podem optar pela terceirização atividade fim ou manter a equipe interna. Ambos modelos possuem vantagens e desvantagens.

 

Saiba mais:

 

Terceirização vantagens e desvantagens para as empresas

 

Entre as vantagens de terceirizar a gestão de uma área da empresa estão a possibilidade da empresa manter o foco na sua atividade fim, sem a necessidade de alocar esforços e recursos para as equipes internas e outros benefícios, como reduzir custos fixos na empresa, por exemplo. Pois não há necessidade de arcar com a contratação em regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e custear benefícios como vale-transporte e convênio médico. Além disso, é importante enfatizar que no caso da terceirização de segurança patrimonial, a atividade é regulamentada pela Polícia Federal, o que exige uma série de trâmites burocráticos, o que pode exigir da empresa profissionais dedicados e recursos financeiros.  

 

Além de ter na terceirização, uma alternativa de flexibilidade empresarial, pois a empresa deixará a responsabilidade à empresa terceirizada, que avaliará como será prestação dos serviços terceirizados conforme o acordo de ambas. Os custos nesse modelo caem, pois apesar do valor do contrato, os salários e encargos trabalhistas são responsabilidade da terceirizada e o custo do serviço é fixo, não atrapalhando o planejamento da empresa contratante.

 

Entre as desvantagens de terceirizar, algumas empresas apontam a falta de comprometimento do trabalhador terceirizado, pois muitas vezes há distanciamento desse funcionário com a atividade fim da corporação. A falta de controle do processo integral pela companhia, pois a gestão estará terceirizada, também pode ser considerado um ponto negativo da terceirização de serviços.

Vantagens e desvantagens de não terceirizar a equipe

Com a equipe contratada internamente, a empresa consegue ter controle de todas as atividades que são realizadas pelos colaboradores. O comprometimento dos funcionários também é um ponto positivo, pois eles são mais produtivos quando se sentem parte da empresa e contribuindo para um objetivo maior.

 

Entre as desvantagens da equipe interna está a falta de especialização. Uma empresa que não é especializada em segurança patrimonial não terá a mesma competência e expertise no gerenciamento dessa atividade. Além disso, não terá a estrutura necessária para cobrir possíveis imprevistos do setor.

 

Outro fator considerado uma desvantagem para as empresas que internalizam a área de segurança é o custo. Contratar profissionais é oneroso em razão das leis trabalhistas vigentes. Além disso, a companhia também será responsável pela gestão desses colaboradores, acarretando mais trabalho para áreas como financeiro, RH e jurídico. Outro ponto negativo em internalizar a segurança patrimonial é a necessidade de seguir rigorosamente uma série de normas - fiscalizadas pela Polícia Federal, que exige da empresa uma série de regulamentações para manter a atividade legalizada, como constante atualização e reciclagem de vigilante.

 

Terceirizar sim ou não? Em suma, tanto a terceirização de atividades quanto manter uma equipe interna, têm seus pontos positivos e negativos, as companhias devem considerar suas características, planejamento estratégico e seu objetivo ao tomar essa importante decisão e garantir assim a segurança do patrimônio..

 

Gostou? Compartilhe