A segurança patrimonial é composta por ações que diminuem e previnem riscos ao patrimônio de qualquer natureza possam correr, pensando na proteção física e humana em tentativas de assaltos, incêndios, vandalismos, invasões entre outros riscos.

Sendo assim, é preciso contar com os serviços de segurança patrimonial permanentemente, não apenas quando há um risco maior de ocorrer algum contratempo ou depois de ter sido vítima de alguns dos itens citados acima. Esse é o tipo de comportamento considerado reativo, que engloba um estudo detalhado para verificar os riscos que a empresa pode correr, que varia de acordo com o tamanho, área de atuação, quantidade de pessoas que circulam pelo local entre outras especificações.

Como devo planejar a segurança patrimonial da minha empresa?

Pontos importantes devem ser levados em consideração ao escolher a empresa terceirizada que vai prestar o serviço de segurança. Veja quais são, e não fique na zona de conforto, torne seu patrimônio muito mais seguro!

Histórico da empresa de segurança patrimonial

Entenda o histórico da empresa prestadora de serviços de segurança, quem são os sócios, os valores da empresa e quanto tempo de mercado. Existe uma curva de aprendizado para alcance da excelência que deve ser considerado.

Análise de Risco e Planejamento de segurança

Todas as atividades da equipe de segurança devem ser planejadas com antecedência e documentadas em um plano de segurança. Com isso, ele terá o registro das tarefas executadas, o número de vigilantes e como os sistemas de alarme serão utilizados.

Verifique as normas e procedimentos de segurança adotados pela empresa em seus clientes, no que se refere principalmente a controle de acesso, planos de contingência, postura do funcionário e atendimento ao público. Certifique-se que a empresa tem a preocupação de formalizar por escrito esses procedimentos, facilitando o processo de treinamento e execução das atividades de seus funcionários.

Peça também o plano de treinamento de segurança patrimonial anual da empresa para seus funcionários, garantido a constante atualização dos conhecimentos dos mesmos.

Certificado de segurança

É fundamental verificar se a empresa de segurança contratada está em dia com todas as suas obrigações legais e que se encontra em boas condições financeiras. Recomenda-se que, ao contratar um serviço de segurança, as empresas o façam com responsabilidade, averiguando se a empresa é, no mínimo, legalizada junto à Polícia Federal.

Clientes

Sempre busque por boas referências. Em um mercado tão grande, alguns cuidados devem ser tomados na hora de escolher uma empresa de segurança. Assim, a escolha da sua empresa de segurança terá como base a garantia de que o serviço será prestado por profissionais com sólida experiência. 

 Conheça as vantagens de terceirizar a segurança de sua empresa