31 de Maio de 2017

O que realmente nos faz feliz? Como sentir-se bem no Seu Lugar

O segredo da felicidade é o que buscamos, mas será que ela é tão difícil de ser alcançado quanto imaginamos?

Por 76 anos, pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, estudam para descobrir o que nos faz feliz, e talvez tenham encontrado a resposta.

Em 1938 foi iniciada uma pesquisa sobre o Desenvolvimento Adulto, com a análise de 700 jovens - entre estudantes da renomada universidade e moradores de bairros pobres de Boston.

A pesquisa acompanhou essas pessoas integralmente, monitorando seus estados mental, físico e emocional. O estudo continua com mais de 1000 homens e mulheres, que filhos dos participantes originais.

Robert Waldinger, o atual diretor do estudo, é psiquiatra e também um sacerdote zen. Ele conta em sua palestra no TED (sigla em inglês para Tecnologia, Entretenimento, Design), que o importante para nos mantermos felizes e saudáveis ao longo da vida é a qualidade dos nossos relacionamentos. Pessoas que se sentiam mais próximas de suas famílias, amigos ou comunidade reportavam maiores índices de felicidade do que as mais solitárias. Mas, para ser feliz de verdade, o importante é a qualidade destes relacionamentos. O estudo indica, por exemplo, que pessoas em relacionamentos conflituosos tendem a ser mais infelizes do que pessoas solteiras.

A mensagem que precisamos levar para a vida é de que o importante é construir laços e se conectar com pessoas reais, inclusive é particularmente importante fazer isso com alguém que você tenha conflito, por menor ou maior que seja.  Conflitos minam, de fato, a nossa energia, acabam com a nossa saúde e, consequentemente, afastam a felicidade.

Somos uma somatória de comportamentos e pensamentos compartilhados. Somente a união das consciências individuais com a consciência grupal pode levar à sabedoria e à felicidade.

 

Quando falamos em bom relacionamento, não significa ausência de desentendimentos, mas nos dá a certeza de que se pode contar com alguém, ter parceiros da vida.

E você, já pensou no que está investindo a maior parte dos seus esforços para tornar a sua vida mais feliz e plena? Com anda o convívio com as pessoas da sua família, trabalho e nos demais ambientes que está frequentemente? Pense nisso, tenha boas relações para ser mais feliz!

 

 

Gostou? Compartilhe