28 de Setembro de 2017

A atuação das empresas terceirizadas

A terceirização de serviços vem ganhando grande espaço nos mais variados setores da economia desde que a Lei da Terceirização foi aprovada, em março de 2017. A prática funciona como uma estratégia gerencial para empresas que buscam focar esforços em suas atividades centrais, obter agilidade, tornar-se mais eficiente e produtiva, reduzir despesas e contar com profissionais especializados nos serviços que são terceirizados.

Existem diversas áreas que podem ser terceirizadas, como: segurança, jardinagem, limpeza e portaria. Nesse contexto, muito se discute sobre as condições de trabalho propiciadas aos funcionários das terceirizações, mas isso não deixa de ser um mito.  

A precarização não está relacionada com a terceirização, mas sim com possível má gestão de empresas. Por isso, é essencial observar alguns fatores na hora escolher uma empresa que ofereça serviços terceirizados, veja quais:

Credibilidade da empresa

Solicitar certidões, referências bancárias e de clientes e o tempo de mercado da empresa.

Custos

Se certificar de que todos os custos, encargos, impostos e benefícios seguem a legislação vigente.

Estrutura operacional

Verifique se os equipamentos que a empresa trabalha são de boa qualidade e atuais.

Capacitação

Solicitar o plano anual de treinamento e as visitas semanais.

New Call-to-action


É essencial priorizar na escolha uma empresa de confiança ao contratar serviços terceirizados, buscar referências e indicação de conhecidos é um bom caminho.

Optar pelo menor preço pode sair caro, pois a contratante pode ter prejuízos caso a terceirizada tenha problemas financeiros e trabalhistas.  A empresa contratada deve ser clara quanto aos custos operacionais e mostrar-se realmente disposta e dedicada em apoiar a otimização da principal atividade desenvolvida no seu negócio.

A terceirização de serviços é uma aliada para as empresas que buscam otimização de processos e profissionalização. O melhor é que tudo isso é possível sem que haja qualquer tipo de precarização de serviços. Basta escolher atentamente a prestadora para a sua empresa.

 

Gostou? Compartilhe